Notícias

Alexandre Fernandes

De quem é a culpa?

Por: Alexandre Fernandes dos Santos -

Nossa cidade está doente, passa mal, os índices de violência estão alarmantes, ninguém se sente seguro ao sair de casa, o trânsito está horrível, as ruas esburacadas, umas escolas sem professor, outras entupidas de alunos, jovens sendo recrutados diuturnamente para o tráfico e o consumo de drogas só subindo, saneamento nunca tivemos e tudo isso parte de um processo de crescimento absurdo e anormal que inchou a nossa Macaé num ritmo frenético, o que dificulta enormemente um bom planejamento para uma eficaz gestão pública, lembrando que nem tudo é responsabilidade da prefeitura, mas também do governo estadual ou federal.

Mas, gente há quanto tempo nossa realidade é essa? Em meados da década de 70 a Petrobras aqui se instalou mudando a cara da cidade, os macaenses lembram das máquinas destruindo nossa praia de Imbetiba, com as construções dos moles de pedras, da construção a jato do bairro Parque Aeroporto e vamos parar por aqui.

Vale então a pergunta de quem é a culpa? Do presidente? Do governador? Do prefeito? Dos nossos vereadores ou deputados? Na verdade a culpa é tanto deles como é sua, minha ou do seu vizinho. Temos que parar com o processo de transferir responsabilidade, vamos assumir a nossa parte da culpa. A sociedade precisa urgentemente exercer a sua cidadania participando das soluções, porque com os problemas já convivemos. Acompanhar os trabalhos das Câmaras, dos Executivos, dos Conselhos, etc.

No próximo dia 05 de outubro, nós temos a oportunidade de fazer valer esse privilégio da democracia de escolher entre os nossos pares aqueles que julgamos mais competentes para cuidar da nossa cidade, cuidar da gente.

Rapidinhas

  • A Unidade nova do SENAI estará inaugurando em breve é sem dúvida um investimento a altura de Macaé, além da beleza, quem já conheceu, atesta-se um projeto de primeiro mundo;
  • O PROMINP está lançando novos cursos, principalmente na área de hotelaria marítima pelo SENAC, aos interessados vamos a luta que o prazo de inscrição é curto; 
  • O Conselho Tutelar mudou seu quadro de Conselheiros quase que integralmente, chegou uma turma muito motivada e consciente da responsabilidade que tem na função, parabéns aos eleitos e re-eleitos!
  • Toda eleição surgem novas regras do TSE, TRE e etc, para reduzir a desordem urbana e prevenir quanto aos abusos, mas é impressionante a criatividade dos candidatos, como nossa cidade está poluída com tanta propaganda, tanto barulho, ainda bem que dia 05 está quase aí;