Gestão sem lacunas
A sociedade cria modelos de pessoas e organizações de sucesso adotando conceitos técnicos e teorias que são exaustivamente discutidos e ensinados nas faculdades e meios acadêmicos, influenciando diretamente na formação intelectual dos jovens trabalhadores e futuros gestores das organizações. A necessidade de vencer cada desafio remete a busca constante de resultados imediatos e o fracasso passa a ser percebido como um pecado capital. Acontece que estas pessoas terão que buscar resultados num ambiente de competição e bastante complexo, onde diversos fatores devem ser cuidadosamente analisados.
Os resultados em Saude Meio Ambiente e Segurança são reconhecidos pelas partes envolvidas, como um valor agregado ao negócio, no entanto nem sempre a política praticada alcança os objetivos esperados, pois o estabelecimento de padrões operacionais , a disciplina rígida e a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual ( EPI’S) não garantem a excelência em SMS. Qualquer que seja a política, temos que entender que os valores humanos são a base de qualquer negócio e principais vetores do sucesso. Precisamos investir sempre nas pessoas, orientando, Treinando, Qualificando, motivando, disciplinando, envolvendo, integrando e criando um clima onde o melhor de todos seja a soma do melhor de cada um.
Desta forma, trago para reflexão de todos, a importância da auditoria comportamental como uma das principais ferramentas de gestão e alavanca propulsora da cultura de SMS como um valor, capaz de atuar como escudo na prevenção de acidentes, com forte influencia nas decisões e escolhas do dia a dia tanto da força de trabalho quanto das lideranças, fazendo a diferença na hora de optar pelo “O QUE FAZER” E “COMO FAZER” considerando a criticidade do risco associado às atividades e tarefas.
A auditoria comportamental no entanto , para ser eficaz e colhermos os seus frutos, não pode ser praticada como uma ferramenta de inspeção nem como as auditorias convencionais, onde o auditado fica normalmente sob tensão e o auditor se esmera em identificar não conformidades. A auditoria comportamental deve ter foco na interação e empatia, onde se busca aumentar a confiança e a credibilidade entre as partes, traçar objetivos comuns e exercer a liderança pelo exemplo, é um momento único, onde as partes se despedem num clima de cumplicidade e para isso a humildade e o respeito múltuo, além da liberdade de expressão, são fundamentais nestes encontros integrados.
Podemos ter as melhores análises de riscos, padronizar as tarefas, oferecer recursos e tecnologia de ponta, exigir os EPI’S e tudo mais, no entanto se a força de trabalho não conceber o SMS como um valor fundamental e agregado aos resultados também do seu negócio, de nada adiantará este trabalho, pois a cada momento o trabalhador toma uma decisão, se deve parar ou continuar o trabalho, como utilizar uma ferramenta, como se posicionar diante de um cenário, como bater, como transportar, amarrar, prender, armazenar, puxar, empurrar, subir, descer, arriar etc. e finalmente quando alguma coisa não sai como o esperado, aí então a probabilidade de se atropelar as regras de segurança aumenta, pois o fator tempo também possui forte influência nas decisões, a falta de previsibilidade motiva às improvisações, e o foco no imprevisto ocorrido reduz a percepção do risco, pois tira a concentração e a indisponibilidade de recursos imediatos (humanos, materiais etc) acabam elevando os riscos, tornando-os por vezes intoleráveis sem que sejam devidamente percebidos e avaliados. O sonho de todos nós é que a força de trabalho atue espontaneamente, cumprindo os padrões operacionais, praticando as normas e regras de segurança e as boas práticas em SMS, sem a necessidade de supervisão. Que o trabalhador se proteja, cuide do seu local de trabalho, não permita que outros atuem no seu ambiente de forma insegura e estenda estes cuidados aos demais colegas, além de agir de forma pró ativa participando dos programas de segurança e dando sugestões de melhorias para aumentar os índices de segurança, conforto e produtividade. Aos gerentes cabe praticar uma gestão transparente participativa e sem lacunas, exercendo a liderança pelo exemplo e onde o discurso seja coerente com a prática, principalmente nos pequenos detalhes, fazendo com que os trabalhadores sintam-se envolvidos e integrados, percebendo que ele e o seu trabalho são importantes para a empresa e que vejam também na liderança o seu principal aliado na prevenção dos acidentes.
Mario Cesar Barros é Técnico de Segurança do Trabalho