Novos Rumos no Esquema Logístico de Macaé
O LENEP presenciou nesta terça (02/09) um final de tarde bastante concorrido, com a realização da Conferência de Logística da Câmara de Comércio Internacional de Macaé (CaCIM), tendo o seu auditório repleto de profissionais da área de logística.
Participaram como palestrantes Jorge Henrique Barbosa de Souza, Inspetor da Receita Federal de Macaé; Edgar Aragão Martins, Substituto do Chefe da DIANA (Divisão Aduaneira); Bruno Bancovsky, Vice-presidente da Macaétur; Brigadeiro Ananias Pinto Manhães, Superintendente do Aeroporto de Macaé (INFRAERO); Antônio Eduardo Pinheiro, Sócio-gerente da Galáxia Marítima; Benjamin Wright, Gerente Administrativo da Cooper do Brasil e Francisco Antônio da Silva, Superintendente de Produtos de Transporte da Bradesco Seguros. Os palestrantes debateram a logística aérea, terrestre e portuária da cidade de Macaé, com olhos para o futuro.
No tocante à logística aérea, o Brigadeiro Ananias apresentou os dados da ampliação do Aeroporto Internacional de Macaé, que, após o término das obras, passará a ter capacidade para 450 mil passageiros/ano contra os atuais 135 mil. Contará também com mais uma pista de pouso e decolagem, com 1.800 metros de extensão, que poderá receber aviões do porte do Boeing 737.
Um dos destaques foi a presença de representantes da Receita Federal, nas pessoas do Sr. Jorge Henrique e do Sr. Edgar Martins. O Sr. Jorge Henrique declarou que a cidade vem perdendo para outros pólos, no que se refere à aquisição de bens relacionados às plataformas. Demonstrou-se disposto a conversar com empresários e entender o porquê dessa situação, já que os serviços de Desembaraço Expresso, Linha Azul e regimes de exportação saindo diretamente do exportador nunca foram solicitados e poderiam ter sido solicitados.
Já o Sr. Edgar Martins defendeu a criação de um Porto Seco (antiga EADI -Estação Aduaneira Interior) como sendo de suma importância para o desenvolvimento logístico da região. Segundo ele, o objetivo do Porto Seco é descongestionar as zonas aduaneiras primárias (portos e aeroportos) e trazer o despacho aduaneiro para mais próximo das zonas de produção. Uma das vantagens é a redução nos custos da armazenagem de cargas, pois nas zonas primárias esse custo é muito alto.
Quanto ao procedimento de instalação de um Porto Seco no município de Macaé, a expectativa é de que o edital seja lançado ainda neste ano de 2003.
Já o Sr. Benjamin Wright mostrou excelentes fotos do Porto de Fourchon, no Delta do Mississipi, Lousiânia, Estados Unidos. Trata-se de um porto de baixo custo, responsável por 80% da manutenção e dos serviços de assistência a operações offshore do Golfo do México. Os navios mais se assemelham a carros da Fórmula Um num pit stop: entram de ré nas suas vagas, em uma área coberta, e recebem a carga trazida pelos caminhões com a ajuda de esteiras rolantes e guindastes, ao mesmo tempo em que recebem água e óleo diesel. A tecnologia desse porto permite que um serviço que levaria 48 horas seja feito em 4 ou 5 horas.
Ponto para a CaCIM, que promoveu mais um evento de grande importância para a nossa região! Ponto para o LENEP, com o seu auditório multimídia impecável!
Fonte: Marisol Mandarino