Notícias

Pesquisa aproxima Petrobras e fornecedores


A pesquisa "A Voz do Fornecedor" realizada em 2003 no âmbito do projeto "Relacionamento com Fornecedores de Bens e Serviços do E&P, revelou que o índice de satisfação no relacionamento comercial entre a Companhia e as empresas fornecedoras de bens e serviços é bastante elevado.  A informação foi dada durante o encontro promovido pela Gerência E&P-SERV/US-AP/CMP e representantes de aproximadamente 300 empresas que atuam na área de contratação de bens e serviços, no Macaé Centro, na quarta-feira, 21 de janeiro.

Os cinco itens indicados pelos fornecedores como os principais pontos fortes no relacionamento com Petrobras foram: a Petrobras honra seus compromissos financeiros; princípios morais e éticos no relacionamento comercial; o Sistema COD/ATD melhora o desempenho da empresa; os fornecedores conhecem a CFM e sua aplicação; e a qualificação técnica reflete adequadamente a capacitação da empresa.

Segundo o consultor em Gestão de Empresas Leon Kramarz (Consultoria JCCA Ltda.), a necessidade da realização da pesquisa foi identificada durante seminários realizados no último ano para o levantamento de incidentes críticos no ciclo de relacionamento.  Por incidente crítico entenda-se todo episódio que pode facilitar ou dificultar as transações comerciais com a Companhia.

No total foram realizados treze seminários, envolvendo 180 fornecedoras de bens e serviços para o E&P. No âmbito da Gerência de Compras da E&P-SERV foram dois seminários com a participação de 31 empresas.  Dos eventos, surgiram questões de interesse geral que foram o ponto de partida para a elaboração de um questionário enviado via Internet para aproximadamente três mil fornecedores. 

No encontro, a E&P-SERV/US-AP apresentou os principais pontos indicados pelos fornecedores para melhorias, e apontou as medidas que estão sendo tomadas. Na ocasião, os fornecedores interessados foram convidados a participar de wokshops, a serem realizados ainda no 1º semestre deste ano, para tratar de temas específicos.

Presente ao evento, o gerente de Contratação de Bens e Serviços da E&P-CORP, Francisco Assis Medeiros, disse que as sugestões feitas na pesquisa servirão de insumo para a elaboração do planejamento estratégico na área de contratação de serviços:  "Muitas ações têm sido implementadas no sentido de ter maior diálogo com o mercado.  O fornecedor é peça fundamental no segmento petrolífero", disse.

Para o coordenador Regional da Tenaris Confab, Marcelo Tinoco, "a possibilidade de mostrar a Petrobras os anseios e as necessidades dos fornecedores é um fato raro e surpreendente. O encontro de hoje, para divulgação dos resultados da pesquisa, é um ato de coragem da Petrobras, de assumir publicamente que está tomando as providências necessárias para melhorar o relacionamento com o fornecedor."

Da mesma forma, o representante da CIMAF Cabos, Fernando Ferraz Alves, avaliou a iniciativa como "fundamental para melhorar o relacionamento entre as partes.  Os resultados revelam que os problemas são comuns e o potencial de evolução é muito grande."

Os resultados da pesquisa vêm confirmar a pesquisa realizada pela Price Waterhouse Coopers em parceria com o jornal britânico "Financial Times" cujo resultado apontou a Petrobras como a única companhia brasileira a figurar no ranking das "Empresas Mais Respeitadas do Mundo". 

A gerente da US-AP/CMP, Sônia Lorencetti, avaliou que "o evento superou as expectativas.  A participação maciça dos fornecedores nos serve como incentivo para continuar investindo no projeto."

Fonte: Marcio von Kriiger

A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor
A Voz do Fornecedor