Notícias

Programa de Estágio Remunerado da Prefeitura de Macaé: processo seletivo acontece dia 5 de Maio


As provas para o processo seletivo de acesso ao Programa de Estágio Remunerado da Prefeitura de Macaé serão realizadas no próximo domingo (5/5), das 9 às 13 horas, na Cidade Universitária. Após o envio das confirmações de inscrição aos candidatos, uma comissão formada por representantes do Gabinete do Vice-prefeito, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Procuradoria Geral do Município, Câmara Municipal e secretarias de Governo e Administração acompanha, a partir desta terça-feira (30), o processo de impressão das provas específicas que serão aplicadas aos estudantes.

Nesta segunda-feira (29), o vice-prefeito, Danilo Funke, o secretário de Administração, Aderson Ferreira Júnior, o vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura (FMC), Paulo de Tarso e funcionários da secretaria de Administração participaram de reunião para discutir detalhes do processo seletivo.

- Esse novo processo de acesso ao Programa de Estágio Remunerado da prefeitura segue determinação do prefeito Dr. Aluízio em dar transparência e isonomia ao ingresso de estudantes. O objetivo é dar oportunidade a todos os estudantes que tenham interesse em estagiar na prefeitura que participem do processo seletivo – explicou Danilo Funke.

Todo o material produzido para as provas será lacrado e selado, dando segurança e confiabilidade ao processo seletivo. As provas foram elaboradas pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e pela equipe jurídica da Procuradoria. Uma equipe de apoio, no total de 76 funcionários da Administração e Procuradoria, passou por treinamento na Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim). 

Todos os estudantes de ensino técnico, universitário e de Prática Forense realizarão a prova no mesmo dia. Ao todo, 1.182 estudantes se inscreveram para o processo seletivo de acesso ao Programa de Estágio Remunerado.

Para os estudantes que buscam uma vaga na Prática Forense, o exame de seleção será em etapa única de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação será uma prova com dez questões discursivas com valor um sobre as matérias do programa publicado no edital, além do uso das normas da língua portuguesa. São elas: Direito constitucional, Civil, Processual Civil, Administrativo, Tributário e Penal. Para aprovação, será necessário obter nota cinco. Os estudantes que estejam cursando do sétimo ao décimo períodos letivos ou os dois últimos anos do curso de Direito estão aptos a participar do processo seletivo.

Ensino Técnico e Universitário

Para o ensino técnico e universitário, o Exame de Seleção consistirá em única etapa, de caráter classificatório, contendo uma prova escrita composta de 50 questões objetivas, sendo 20 questões de Português, 20 questões de Matemática e dez questões de conhecimentos gerais. Cada questão valerá dois pontos. O tempo disponível para a realização da prova será de quatro horas.

A carga horária semanal será de 20 horas: quatro horas diárias compatíveis ao horário escolar dos estagiários.

Os aprovados devem estar matriculados e frequentando regularmente, no mínimo, o primeiro semestre do penúltimo ano do curso de nível superior, técnico de 2º grau ou profissionalizante, vinculado ao ensino público ou particular. Também devem apresentar comprovação de residência no município, comprovante de votação na última eleição (comprovação de pleno gozo dos direitos políticos) e apresentação de currículo e de histórico escolar atualizados.

Os aprovados serão convocados por ordem de classificação do exame de seleção, quantos forem necessários para atender às necessidades da administração pública municipal, considerando o percentual de 5% destinado aos candidatos beneficiários da cota referente ao deficiente físico. Estagiários de Medicina e Odontologia vão receber dois salários mínimos. Para as outras áreas de nível universitário e Prática Forense, o valor é de um salário e meio e, para os cargos técnicos, o valor será de um salário mínimo.

O gabarito preliminar para os estudantes de nível técnico e universitário será divulgado no dia seis de maio. O resultado sairá no dia 15 de maio e os recursos poderão ser encaminhados até o dia 17 de maio. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 22 de maio.

Para os estudantes que buscam uma vaga de estágio em Prática Forense o calendário é o seguinte: vista de prova no dia 14 de maio; publicação de resultado prévio, dia 16 de maio; recursos de 16 a 20 de maio; divulgação da decisão dos recursos dia 24 de maio e classificação final dia 27 de maio.

Fonte: Comunicação Social - Macaé