Notícias

Petrobras afreta barcos de apoio mais velozes


A armadora Compagnie Maritime Monégasque SAM (CMM) fechou contrato com a Petrobras para o afretamento de cinco novas embarcações do tipo Fast Oil Spill Response Vessel. O contrato tem duração de quatro anos, prorrogáveis por mais quatro, e soma U$ 130 milhões. As embarcações têm design Damen Axe-Bow e estão sendo construídas pelo estaleiro holandês Damen. Três embarcações entrarão em operação no final de 2015 e outras duas no final de junho de 2016.

Entre as vantagens do projeto estão a alta eficiência em termos de consumo de combustível e a rapidez, que permite que as embarcações alcancem as plataformas de petróleo em metade do tempo de um OSRV (Oil Spill Response Vessel). As embarcações também possuem maior estabilidade e operacionalidade em águas profundas.

Segundo Christophe Vancouwenbergh, CEO da CMM, este é o segundo projeto da empresa no Brasil. “Estamos felizes em reforçar e desenvolver nossa parceria com a Petrobras. O histórico da CMM na gestão e execução de projetos desta natureza e o trabalho dedicado aos seus clientes foram fundamentais para o nosso sucesso na obtenção deste contrato.” Criada em Monco, em 2009, a empresa atualmente tem oito embarcações em operação, todas afretadas a casco nu.

Fonte: Portos e Navios