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Representantes de Macaé se destacam em etapa regional de robótica em Vitória


Conquistas para rede municipal de ensino. As quatro equipes do projeto de Iniciação à Robótica que participaram da segunda etapa regional First Lego League-2014, no Sesi Jardim da Penha, em Vitória, se destacaram. O evento, que contou com representantes do Rio de Janeiro, Pernambuco e Espírito Santo, premiou com o troféu “Superação” a equipe Sanandroide (Sana). Já a equipe Robóticos Daflon, que reuniu os estudantes mais jovens do torneio, da unidade municipal Eda Daflon, recebeu a premiação “Solução Inovadora”.
 
A iniciativa inclusiva da Sanandroide apresentou um projeto em 6D, em formato de uma casa de vidro, para ser a escola ideal de alunos com deficiência auditiva. A estrutura é composta de sinais luminosos e conexão total dentro e fora por meio de ferramentas digitais. 
 
Durante o “First Lego League-2014”, 45 alunos da rede municipal integrantes do projeto piloto de Iniciação à Robótica resolveram questões do mundo real no projeto de pesquisa. A competição contou com estudantes das unidades integrantes e quatro melhores equipes do Torneio Municipal: SerraTec (Natálio Salvador Antunes e Ancyra Gonçalves Pimentel), RobôCAp (Colégio Aplicação), Robóticos Daflon (Eda Daflon) e Sanandroide (Colégio Municipal do Sana). A etapa capixaba teve 27 equipes disputando vagas para o torneio nacional. Deste total, apenas 11 turmas são da rede pública, sendo quatro equipes representantes da rede municipal de Macaé.

Os alunos macaenses viajaram para Vitória acompanhados dos monitores, que são universitários voluntários do curso de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e de educadores que fazem parte do projeto. “O evento foi marcado pela cooperação. Esta etapa será inesquecível para todos os participantes”, disse a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Mônica Couto, que acompanhou os estudantes no torneio. 
 
O Torneio de Robótica FLL é um programa internacional voltado para crianças de nove a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como Ciência e Tecnologia dentro do ambiente escolar. A iniciativa fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, podendo inspirar os alunos a seguirem carreiras em áreas como Engenharia, Matemática e Tecnologia. 

Em Macaé, a "Iniciação à Robótica" integra cerca de 100 alunos das seguintes escolas municipais: Eda Moreira Daflon, Amil Tanus e Antônio Alvarez Parada (5º ano); e Professora Elza Ibrahim, Professora Maria Letícia Santos Carvalho, Polivalente Anísio Teixeira, Sana e Ancyra Gonçalves Pimentel (6º ao 9º ano). Ainda fazem parte do projeto os estudantes do Ensino Médio do Colégio Aplicação, Escola Técnica Municipal Natálio Salvador Antunes  e Ancyra Gonçalves Pimentel), e Colégio Aplicação  (CAp) da Macaé (Funemac). Os jovens se envolvem na montagem e programação de robôs ao associarem conceitos básicos de Mecânica e Eletrônica.

Durante o projeto, coordenado pela especialista Luemy Ávila, os alunos usam kits didáticos NXT (Lego), cedidos pela empresa Lego-ZOOM. De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a proposta do projeto está sendo alcançada. “Estamos conseguindo fortalecer a popularização da ciência e tecnologia, além de desenvolver habilidades e valores em prol do conhecimento”, finalizou.

Fonte: Comunicação Social - Macaé