Notícias

Eisa espera fechar novos aditivos no início de 2015


Após a retomada das atividades em agosto e o fechamento de um acordo com a Log-In, o Estaleiro Ilha S/A (Eisa), no Rio de Janeiro, busca fechar aditivos com os demais armadores para cumprir contratos assinados que estão com atrasos. O presidente do estaleiro, Diego Salgado, afirmou que faltam poucos detalhes para acertar os novos prazos com essas empresas.
 
Segundo ele, o processo deve ser concluído no início de 2015. Ele cita que o Eisa está próximo de fechar acordo com a Brasil Slupply e que já retomou as conversas com a Astromarítima. Salgado confirmou que o Eisa já recebeu parte dos US$ 120 milhões do empréstimo obtidos pelo grupo Synergy, que controla o estaleiro, "O restante depende do cumprimento das etapas", explicou Salgado durante apresentação no 'Log-In Day 2014', evento promovido pela empresa no estaleiro carioca.
 
Além do empréstimo e do acordo com a Log-In, o presidente do estaleiro contou que o lançamento da embarcação EI-523, da Brasil Supply, no dia 7 de outubro, foi importante para motivar os trabalhadores do estaleiro após o período de paralisação, que durou mais de dois meses. Salgado projeta que o estaleiro deve chegar a 2015 com três mil empregados diretos.
 
O presidente da Log-In, Vital Lopes, disse que as mudanças na metodologia do estaleiro e a cobrança mais intensa dos processos contribuíram para o acordo de retomada. Ele avalia que, apesar dos problemas, a indústria naval brasileira consegue entregar embarcações com boa performance. "A indústria naval não é competitiva em preço, mas é capaz de entregar embarcações com qualidade", analisou durante o evento.
 
O contrato da Log-In com o Eisa prevê a entrega de sete navios: cinco porta-contêineres e dois bauxiteiros. O estaleiro já entregou os porta-contêineres Log-In Jacarandá, em abril de 2011, e Log-In Jatobá, em novembro de 2011, além do bauxiteiro Log-In Tambaqui. Atualmente, a carteira do Eisa tem quatro navios da Log-In em construção: três porta-contêineres, a serem lançados entre outubro de 2015 e dezembro de 2016, além de um bauxiteiro, já lançado e cuja entrega deve ocorrer em outubro de 2015.
 
O novo cronograma prevê que o próximo porta-contêiner (Log-In Jequitibá) deve ser lançado em outubro de 2015 e entregue em agosto de 2016. O segundo dos três porta-contêineres restantes no contrato (EI-507) será lançado em junho de 2016 e entregue em abril de 2017. O terceiro (EI-508) deve ser lançado em dezembro de 2016 e entregue em outubro de 2017. A próxima entrega contratada pelo armador deve ser o Log-In Tucunaré, segundo bauxiteiro previsto. O navio já foi lançado ao mar e deve ser entregue em outubro de 2015.

Fonte: Portos e Navios