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Projeto de Iniciação à Robótica contará com espaço específico, em Macaé


Após o sucesso no ano letivo de 2014, o projeto piloto de Iniciação à Robótica terá novidades neste primeiro bimestre. A previsão é que o programa Inovar e Aprender, que tem ênfase na robótica, ganhe um local especial para atender os alunos e professores que estejam envolvidos no projeto piloto de Iniciação à Robótica e linguagem de animação.

O espaço específico, que deve funcionar na área central, será a oportunidade para que estudantes do Ensino Fundamental participem de montagem e programação de robôs ao associarem conceitos básicos de Mecânica e Eletrônica. No projeto, os alunos usam kits didáticos NXT (Lego), cedidos pela empresa Lego-ZOOM.

A ação ministrada em dez escolas municipais conta com a integração de estudantes na faixa de 12 a 16 anos. Durante as aulas, que são acompanhadas por professores das unidades e monitores universitários da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os jovens cientistas se empenham diante das pesquisas.
 
Para este ano, a expectativa da rede municipal é repetir o êxito da programação, que contribuiu com o empenho e a concentração dos participantes. Outro destaque foi a segunda etapa regional First Lego League-2014, no Sesi Jardim da Penha, em Vitória, em que as equipes das unidades Eda Daflon, Sana, Ancyra Gonçalves Pimentel e Natálio Salvador Antunes, receberam premiação.
 
Em Macaé, a "Iniciação à Robótica" integra cerca de cem alunos das seguintes escolas municipais: Eda Moreira Daflon, Amil Tanus e Antônio Alvarez Parada (5º ano), Professora Elza Ibrahim, Professora Maria Letícia Santos Carvalho, Polivalente Anísio Teixeira, Sana e Ancyra Gonçalves Pimentel (6º ao 9º ano). Ainda fazem parte do projeto os estudantes do Ensino Médio do Colégio Aplicação, Escola Técnica Municipal Natálio Salvador Antunes e Ancyra Gonçalves Pimentel, e Colégio Aplicação (CAp) da Macaé (Funemac).
 
A secretária de Educação, Lúcia Thomaz, disse que o projeto se consolida. “Traçamos diretrizes para melhorar e ampliar o projeto. A robótica consegue trabalhar habilidades, competências e reforçar a capacidade inventiva de crianças e jovens que ficam mais concentrados e voltados para valores como cooperação, criatividade e raciocínio lógico”, finalizou.

Fonte: Comunicação Social - Macaé