Notícias

Laboratórios do IMMT dão suporte ao desenvolvimento econômico a Macaé


O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) da prefeitura contribui para o desenvolvimento econômico do município em ações que dão suporte a grandes empregadoras da cidade.
 
Segundo o diretor-presidente do IMMT, o engenheiro químico Luis Carlos da Silva Castro, e o técnico em metrologia Antonio Leal, as calibrações dos instrumentos de empresas, como por exemplo, a  Globomar Comercial Ltda, se tornam necessárias em função da exigência do Sistema de Gestão da Qualidade de empresas possuírem certificação ISO 9001, fato que garante a qualidade final de seus produtos comercializados.
 
Na  última semana, o Laboratório Dimensional  iniciou o processo de calibração dos instrumentos de medição da Globomar, que comercializa chapas e tubos para estrutura metálica em geral.
 
 
O IMMT possui laboratórios de várias especialidades: o laboratório Dimensional calibra instrumentos de medidas como paquímetro, micrômetro, relógio comparador, apalpador e congênere. Ainda dispõe dos laboratórios de Pressão, de Elétrica, de Massas, de Audiometria e Ambiental.
 
Para atender as determinações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o IMMT realiza cursos visando a difusão do conhecimento, quando oferece o curso Sistemas Protetivos para profissionais executivos da área do petróleo. As aulas visam o combate à corrosão em unidades químicas e petroquímicas.
 
- Em função desta especialidade, estamos em fase de implementação do Laboratório de Corrosão - explicam Luis Carlos e Antonio Leal.
 
Laboratório Ambiental
 
- O principal objetivo do Laboratório Ambiental é analisar a qualidade, ou seja, a potabilidade, da água no município - diz o engenheiro químico Marco Aurélio. Quinze conteúdos de caixas d'água do Lagomar, instaladas pela Cedae, foram estudadas e aprovadas para uso.
 
De acordo com Marco Aurélio, análises físico-químicas e microbiológicas são desenvolvidas nesse laboratório. "Escolas e postos de saúde da região serrana também são alvo de nossos trabalhos. Lá as águas também se encontram potáveis", completa.

Fonte: Comunicação Social - Macaé