Notícias

Concurso do Pré-Sal Petróleo deve ter mais de 100 vagas


A empresa Pré-Sal Petróleo (PPSA) começou a organizar o seu primeiro processo seletivo. Já existem diversas pessoas esperando o concurso público para terem a chance de concorrer a um dos cargos da companhia. Em janeiro do ano passado foi divulgado que sucederia o exame seletivo, depois de ter acontecido uma reunião entre o diretor da PPSA e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip).

Está previsto que serão disponibilizadas 150 oportunidades, mas ainda não foi divulgado os pré-requisitos que serão exigidos dos candidatos e nem a remuneração mensal. A estimativa é de que os candidatos sejam contratados ainda neste ano de 2015, dependendo somente da agilidade da divulgação do edital.

A companhia Pré-Sal Petróleo surgiu no dia 31 de agosto de 2009. A fundação da empresa foi liberada por meio da Lei nº 12.304 que foi estabelecida no dia 2 de agosto de 2010. Antes disto, foi instituído pelos senadores o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 309/09 que autorizava o funcionamento da companhia. Atualmente o presidente da PPSA é Oswaldo Antunes Pedrosa.

A empresa tem a função de administrar os contratos de produção, referentes ao Ministério de Minas e Energia e também administrar a negociação do petróleo, de hidrocarbonetos e de gás natural. Conforme a determinação da lei, a companhia não tem a responsabilidade de desempenhar atividades de extração, ampliação e venda de petróleo, hidrocarbonetos e gás natural.

Mesmo que a lei tenha sido aprovada no período de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a companhia não é uma filial da Petrobrás. Isto somente será modificado se outra lei for sancionada determinando estes requisitos. Mas antes disto é necessário que seja estruturado um projeto de lei que determine a divisão de royalties provenientes da comercialização do petróleo. Esta divisão deverá ser repassada para o Distrito Federal, a União, as cidades e os estados do país.

Fonte: Concursos Atuais