Click Macaé
ClickMacaé.com.br
ClickMacaé.com.br

» A Bacia de Campos

» O Cenário Offshore

» Petróleo e Gás

» Empregos

» Cursos> Fornecedores Offshore> Shopping

» Informações> História do Petróleo> A História no Brasil> A Atividade Offshore no Brasil> As Crises do Petróleo> As Plataformas da Bacia de Campos> A Bacia de Campos em Números> As Reservas da Petrobras> Lei do Petróleo> Licenciamento Ambiental> Marco Regulatório> Petrobras no mundo> Pré-sal> Sobre o Petróleo> Sobre o Gás

» Empregos> Buscar Profissionais para Minha Empresa> Buscar Vaga de Emprego na Área

» Glossário> Terminologia Naval> Terminologia Offshore> Terminologia Offshore Comercial> Glossário e Abreviações

Sampling Treinamentos Curso 24 Horas

Grupo VICEL apresentará o ECOPACK à comunidade naval na Marintec – Navalshore 2015

7 de agosto de 2015

O Grupo VICEL se prepara para sua participação na Marintec South America – Navalshore, o evento líder em construção naval, plataformas e manutenção da América Latina. Será de 11 a 13 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. A empresa estará no estande 533 e apresentará à comunidade naval o ECOPACK, a nova geração do sistema de tratamento de águas cinzas desenvolvido pelo Grupo VICEL e a única solução testada e comprovadamente eficaz disponível no mercado nesse sentido.

A Marintec – Navalshore ocorre anualmente e faz parte do calendário de eventos do Grupo VICEL desde 2006, sendo a principal plataforma de negócios do setor. É o ponto de encontro da indústria naval, reunindo armadores, estaleiros, fabricantes e fornecedores nacionais e internacionais. Segundo o Diretor Comercial e de Marketing da empresa, Helio Brasileiro, a Marintec também será oportuna para anunciar ao mercado o foco da área de novos negócios, que é a geração de água e o tratamento de efluentes para reuso pelas indústrias do setor Onshore. “Os clientes poderão visitar nosso estande e conversar com nossos representantes a respeito de nossas soluções, que são completas, desde o projeto ao fornecimento do produto final, seja água potável ou enquadrada para reutilização nos diversos processos industriais”, comenta Brasileiro.

Na oportunidade, o Grupo VICEL apresentará o ECOPACK, cujo design é uma das principais diferenças em relação à antiga versão (GWTS). O ECOPACK é mais compacto, uma vez que os três módulos do modelo anterior foram integrados em um único skid. Isso facilita também a instalação do equipamento, principalmente, com relação ao módulo de pré-tratamento, que, além de reduzido e mais leve, já vem suportado estruturalmente pelo skid da unidade, conforme explica o Gerente Técnico da empresa, Thadeu Paravidino. “Os clientes terão o benefício de ter um sistema que já vem preparado para ser instalado sem necessidade de obras ou novas estruturas. O maior diferencial, no entanto, é em relação à operação e manutenção do sistema. O ECOPACK conta com lâmpadas UV que, além de mais potentes, são auto-limpantes. Ou seja, automaticamente, após o tempo programado, o sistema faz a limpeza dos bulbos das lâmpadas, garantindo sempre a máxima eficiência de tratamento. Como essa era a principal manutenção requerida pelo GWTS, considero essa a maior vantagem do ECOPACK. Outros automatismos foram implementados, como o controle de vazão de descarga, alternância automática entre bombas e a utilização de um IHM para facilitar a operação e controle do sistema”, diz.

Mesmo com tantas melhorias e automatismos agregados ao novo sistema, Thadeu Paravidino afirma que os clientes não precisam pensar na elevação de custos. “O Grupo VICEL conseguiu agregar maior inteligência na gestão da fabricação e negociação com fornecedores. Por isso, mantém o mesmo nível de preço praticado anteriormente para o mercado no lançamento do ECOPACK. Os custos da instalação do equipamento são significativamente inferiores se comparados aos do GWTS, o que demonstra a nossa preocupação em tornar o equipamento mais eficiente e, ao mesmo tempo, reduzir o volume de investimento final feito pelos clientes”, afirma.

O ECOPACK é um projeto 100% desenvolvido pelo Grupo VICEL, possui mais de 90% de conteúdo nacional e foi desenvolvido para atendimento aos requisitos das novas regulamentações ambientais brasileiras de tratamento e descarte de águas cinzas por navios e plataformas: a NT01/11 do IBAMA e a Resolução CONAMA 430.

O Gerente Técnico comenta que a expectativa em relação à apresentação do ECOPACK na Marintec – Navalshore é de que os principais players do setor o vejam como a solução ideal para o tratamento de águas cinzas em navios e plataformas. “A 2ª Geração do sistema surgiu de uma vasta experiência, contando com quatro anos e quase 20 equipamentos da 1ª geração em operação no país. Isso permitiu ao Departamento Técnico do Grupo VICEL aprimorar os componentes e a eficiência do sistema com base no retorno que os equipamentos nos deram em termos de manutenção e performance e na resposta dos próprios clientes, além do tempo de maturidade da Nota Técnica 01/11 e do IBAMA na fiscalização do setor. Por esse motivo, vemos o lançamento do ECOPACK como a consolidação da experiência de campo e do conhecimento técnico da equipe VICEL, entregando para o mercado um equipamento de confiabilidade e qualidade ainda maiores”, explica.

Thadeu Paravidino explica que a NT01/11 do IBAMA tornou obrigatório o tratamento de efluentes sanitários como um todo no Brasil. Anteriormente, para navios e plataformas, essa obrigação era apenas para águas negras (efluentes de vasos sanitários e mictórios), sendo regulada pelo Anexo IV da MARPOL 73/78. “Para a NT01/11 do IBAMA, ao contrário da regulação internacional, não há distinção entre águas negras e cinzas, considerando tudo como esgoto sanitário e obrigando o tratamento anterior ao descarte. Além disso, a NT01/11 determina a medição e o registro quantitativo e qualitativo do efluente gerado e tratado trimestralmente. Com isso, os navios e plataformas que antes seguiam a MARPOL 73/78 no que tange ao tratamento somente das águas negras, precisam se adequar e tratar também as águas cinzas antes do descarte”, diz Thadeu.

Contudo, o especialista afirma que muitos sistemas dimensionados apenas para o tratamento de águas negras não suportariam o aumento do volume de efluente ao incluir as águas cinzas no processo. Assim, o ECOPACK surge como a principal alternativa para comportar o tratamento de águas cinzas sem a substituição de todo o sistema de tratamento de efluentes.

“Importante mencionar que o ECOPACK é a única solução testada e comprovadamente eficaz disponível no mercado. E o usuário que faz a opção pelo nosso sistema conta, ainda, com assistência técnica local e estoque de partes e peças sobressalentes para entregas sob demanda, o que representa um benefício adicional aos clientes do Grupo VICEL no Brasil”, finaliza.

O Grupo VICEL

O Grupo VICEL é 100% nacional, com sede na Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras/RJ, onde possui escritórios e três galpões. É líder de mercado como provedor de produtos e serviços para tratamento de efluentes e geração de água a bordo de navios e plataformas. A empresa busca minimizar os impactos ambientais provocados pelas atividades de prospecção e exploração de petróleo e gás, e auxiliar os clientes no atendimento às legislações ambientais nacionais e internacionais, regulamentadas no Brasil pelo IBAMA e internacionalmente pela IMO-MARPOL. A empresa também é a única no país a representar o MARPOL Training Institute, desenvolvedor de programas de treinamento focados nas boas práticas para prevenção da poluição marinha por navios e plataformas.

O Grupo VICEL procurou, ao longo dos anos, diversificar o seu portfólio de soluções que hoje cobrem diversas aplicações navais e Offshore, como: geração de hipoclorito, separação de água oleosa, separação de sólidos, tratamento de efluentes sanitários e geração de água potável através de unidades dessalinizadoras.

A empresa fornece equipamentos com conteúdo local, o que proporciona aos clientes o atendimento aos requisitos da ANP, e também representa fabricantes de classe mundial, como Severn Trent De Nora e Aqua-Chem.

Para completar o pacote de utilidades tão necessárias à indústria de óleo e gás e ao mercado em geral, firmou, no ano passado, uma aliança com a SoEnergy International, líder no fornecimento de geradores de energia e compressores de classe mundial em regime permanente ou temporário. Com esta união, ambas as empresas têm hoje ainda mais competência, capacidade financeira e gerencial para alcançar e manter a liderança nos mercados de utilidades de geração e tratamento de água e geração de energia na indústria de óleo e gás, Onshore e Offshore.

Recentemente, com o objetivo de diversificar sua atuação e buscar oportunidades em novos mercados, e com o agravante da crise hídrica que assolou o país, o Grupo VICEL direcionou o foco da área de novos negócios para o setor Onshore. A empresa passa a oferecer, também para este segmento, soluções completas de geração de água e tratamento de efluentes para reuso pelas indústrias. As soluções compreendem desde o projeto até o fornecimento de água.

Fonte: Nathália Andrade - FV Comunicação

Últimas Notícias
» A hora do petróleo. O Brasil acordou.
» MP com incentivos à indústria de petróleo avança no Congresso
» ANP poderá reabrir prazo para ofertas para blocos que não receberem lances
» Petrobras contrata FPSO para o campo de Sépia
» Petrobras informa produção de petróleo e gás natural em setembro
» Moody’s melhora classificação de risco da Petrobras
» PetroRio pede à ANP redução de royalties pagos sobre o campo de Polvo
» Wilson Sons Estaleiros entrega rebocador SST-Aruá
» Macaé vai participar da Olimpíada Brasileira de Robótica
» Petrobras frusta 19 empresas e não revela preços da licitação de manutenção de 25 plataformas
veja mais notícias »

Fornecedores
Fornecedores - Para consultar ou anunciar, clique aqui, de R$240,00 por apenas R$99,90 ao ano, e disponibilize informações sobre seus produtos e serviços para o maior mercado de Petróleo e Gas do país: a Bacia de Campos.

Siga as últimas novidades do ClickMacaé diretamente no TwitterSiga as últimas novidades do ClickMacaé diretamente no Twitter.


Curta nossa página no Facebook

Política de Privacidade | Privacy policy | Publicidade | ContatoDesenvolvido pela SYS Computing