Notícias

No Brasil, escândalo da Petrobras arrastou setor de petróleo


Para analistas, é preciso fazer investimentos em outras fontes renováveis
  
O peso da indústria petrolífera no Brasil passou de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2000 para 12% em 2010. E, com a euforia da descoberta de reservas no pré-sal, acreditou-se que a sua participação atingisse 20% do PIB em 2020. Mas o setor sofreu um forte baque não apenas pela queda dos preços do petróleo mas, também, pelos reflexos do escândalo de corrupção na Petrobras revelado pela Operação Lava-Jato.

— O Brasil está vivendo a “maldição do petróleo” sem ter petróleo. Foi um grande erro do governo achar que o pré-sal iria resolver todos os problemas — destacou o especialista Adriano Pires Rodrigues.

Para analistas, apesar do preço baixo do petróleo, é importante que o país explore as grandes reservas já descobertas no pré-sal. Mas ressaltam que é preciso fazer investimentos em outras fontes renováveis. Para o advogado Cláudio Pinho, é fundamental para o país definir uma política energética.

Veja também

De olho no futuro. Riad, capital da Arábia Saudita. País lançará esta semana fundo de US$ 2 trilhões para reduzir a dependência da economia do petróleoProdutores se preparam para mundo pós-petróleo
Plataforma de petróleo da Petrobras na baía de GuanabaraProdução de petróleo da Petrobras cai 8% em março

Estação de distribuição de gás da Gaspetro em São Francisco do Conde (BA)
Petrobras diz que decisão de Justiça não suspende venda da Gaspetro
Navio-petroleiro no Terminal de Petróleo de Basra, no sul do IraqueIraque afirma que produtores de petróleo se reunirão em maio
— Falta uma política energética que defina os investimentos em infraestrutura, importantes para atrair projetos não apenas do setor petrolífero — destacou.

Segundo Dario Gaspar, sócio da consultoria A.T. Kearney no Brasil, todas as petroleiras estão cortando gastos, reduzindo investimento e vendendo ativos. O Brasil, assim como outros países, precisa investir na produção de petróleo, em que pese o aumento das fontes renováveis, para suprir o declínio natural dos campos.

— Tem que investir nos campos que forem economicamente viáveis no pré-sal. É uma decisão empresarial.

Fonte: O Globo