Notícias

Petrobras anuncia que irá manter sedes operacionais em Macaé, no RJ


A Petrobras anunciou a permanência das sedes operacionais em Macaé, no interior do Rio, e desmente a previsão de interrupção dos serviços na cidade após rumores sobre a possível transferência das operações para o Porto do Açu, em São João da Barra, Norte Fluminense. No mês passado, trabalhadores fizeram um ato contra a possível transferência.

De acordo com a assessoria de imprensa da estatal, foi iniciada no mês de abril operações de logística no Porto do Açu e a empresa está avaliando o reordenamento das atividades portuárias entre os portos do Rio de Janeiro e de Imbetiba, em Macaé, e o novo terminal. As atividades, porém, não vão afetar as operações offshore em Macaé e não significa a interrupção das atividades do Porto de Imbetiba.

A empresa esclarece que as bases operacionais de Macaé estão ligadas ao setor administrativo, áreas de armazenamento, infraestrutura aeroportuária, portuária, de processamento de gás e estocagem e transferência de petróleo.

Na cidade são monitorados remotamente o escoamento, a pressão, a vazão e a temperatura do óleo e do gás produzidos diariamente em grande parte das unidades marítimas. Também é a partir do município que são feitos o planejamento, a programação, o controle e o monitoramento das operações submarinas e das embarcações especializadas e de apoio.

Fonte: G1 Região dos Lagos, com informações da Inter TV