Notícias

Petrobras entrega obra à comunidade pesqueira de Macaé


Iniciativa contemplou reforma, ampliação e aquisição de equipamentos e mobiliários para a Colônia Z-3

A Petrobras realizou na quarta, 29/06, em cerimônia na Colônia de Pescadores Z-3 de Macaé, em Imbetiba, a entrega do “Projeto Fortalecimento da Colônia Z-3 Macaé”, que contemplou a reforma, ampliação e aquisição de equipamentos e mobiliários para a Colônia Z-3. O espaço foi selecionado pela comunidade de pesca e viabilizado pela companhia, por meio do Plano de Compensação da Atividade Pesqueira da Bacia de Campos (PCAP-BC), que é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A obra abrangeu a construção de um auditório com capacidade para 42 pessoas; a reforma de dois consultórios médicos e um dentário; e a ampliação e reestruturação da sede da Colônia Z-3, com salas para tesouraria, diretoria e atendimento ao público, além de uma copa. O espaço também foi equipado com computadores, impressoras, mobiliário, projetor, equipamento de som para o auditório e elevador para pessoas com deficiência.

A cerimônia contou com a presença da comunidade de pesca, do gerente de Meio Ambiente da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Campos (UO-BC) da Petrobras, José Henriques da Silva Tavares, dos analistas do Ibama Beatriz Margem e Gilberto Mendonça, de representantes da Delegacia da Capitania dos Portos em Macaé, do secretário de Saúde, Pedro Reis, e outras autoridades.

O gerente de Meio Ambiente da UO-BC, José Henriques da Silva, destacou a qualidade da obra. "O que estamos vendo aqui hoje mostra o comprometimento da Petrobras com a comunidade. Não é apenas entregar uma condicionante de licenciamento, é muito mais. Fizemos tudo com muito carinho, tentando fazer o melhor para a colônia e para a comunidade". 

O presidente da Colônia Z-3, Marcelo Pereira, agradeceu à Petrobras e a todos os que contribuíram para a realização da obra. "Fico muito feliz em fazer parte desse momento tão especial para a colônia. Daqui pra frente, a comunidade de pesca e o entorno terão mais conforto, num local estruturado. Esse é um espaço para o pescador e para a comunidade", ressaltou.

O analista do Ibama, Gilberto Mendonça, enfatizou a importância da política ambiental como uma conquista social. "Vocês estão participando dessa construção e ver as pessoas que são impactadas construírem o projeto é muito gratificante. Quero que vocês multipliquem o entendimento dessas conquistas sociais por meio da legislação ambiental", finalizou.

Fonte: Petrobras - Viviane Siqueira da Silva