Notícias

Petrobras volta a ter lucro


Lucro da estatal no segundo trimestre foi de 370 milhões de reais

A Petrobras reportou na quinta-feira, 11/08, um lucro líquido de 370 milhões de reais no segundo trimestre, montante 30,3% menor que o do mesmo período do ano passado. O resultado ocorreu em meio a grandes despesas relacionadas a um programa de demissões voluntárias e a um reajuste no preço de ativos do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

Com o anúncio, a companhia voltou ao azul após três trimestres consecutivos de perdas. Ainda assim, o ganho ficou bem abaixo do esperado por analistas. Segundo a média das projeções compiladas pela agência Reuters, o ganho seria de 2,6 bilhões de reais.

Em relação às receitas, houve um aumento de 25% em relação ao trimestre anterior, para 29,6 bilhões de reais. A empresa informou também que o aumento do preço do petróleo teve impacto nos seu lucro bruto, que subiu 183% na mesma comparação, para 8 bilhões de reais. Este item foi impactado pela redução nas vendas de gasolina no país, mas compensado pelo aumento na exportação de petróleo e derivados no exterior.

A Petrobras informou que sua dívida bruta total caiu 19% em seis meses, para 397,7 bilhões de reais, principalmente por causa da valorização do real no período. A petrolífera é uma das empresas mais endividadas do mundo.

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda ajustado) somou 20,31 bilhões de reais, acima dos 19,77 bilhões de reais do segundo trimestre de 2015.

Fonte: Petrobras