Notícias

Confiança dos empresários é a maior desde 2014, informa CNI


BRASÍLIA - A confiança dos empresários aumentou fortemente em setembro. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) saltou nada menos que 2,2 pontos e chegou a 53,7 pontos. Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira. Analistas do mercado financeiro atribuem a melhora ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e apostam que o otimismo deve crescer ainda mais daqui para frente.

Esse foi o quinto mês consecutivo de crescimento do indicador, que está 18 pontos acima do índice de setembro do ano passado, o mais baixo da série. Com a alta recente, o ICEI voltou para perto do patamar da média histórica, que é de 54,2 pontos.

A melhora significa que os empresários brasileiros estão mais otimistas em relação ao desempenho da economia e das empresas nos próximos seis meses.

“Os dados da Confiança Empresarial divulgados pela CNI vieram excelentes. Após atingir o menor valor da série ao final do ano passado, uma possível mistura de nível de produção muito baixo, somado ao fim do processo de afastamento da ex-presidente Dilma e a condução de Temer à presidência, criaram um clima de verdadeiro entusiasmo na classe empresarial no Brasil”, frisou o economista-chefe da corretora Gradual, André Perfeito, em um comunicado enviados aos clientes da instituição, que previu ainda:

“Estamos no maior valor desde 2014 e tudo indica que devemos atingir rapidamente os patamares de 2010”.

De acordo com a CNI, pela primeira vez desde março de 2014, o ICEI ficou acima dos 50 pontos em todos os segmentos industriais. Ou seja, o otimismo está disseminado tanto na indústria de transformação (54,4 pontos), na extrativa (53,9 pontos) e na construção (51 pontos).

A pesquisa _ feita entre 1º e 14 de setembro com 3.155 empresas em todo o país - mostra que os resultados foram influenciados pela melhora das perspectivas para os próximos seis meses. O indicador de expectativa sobre o futuro da economia subiu de 52,3 pontos em agosto para 55,9 pontos em setembro. O índice de expectativa sobre o desempenho das empresas passou de 58,2 para 60,2 pontos.

“O ICEI é importante porque antecipa tendências de desempenho da economia. Empresários confiantes tendem a manter ou ampliar projetos de investimentos, o que aquece a atividade e estimula o crescimento econômico” frisou a CNI num comunicado envidado à imprensa.

A confiança é maior nas empresas de grande porte. Nesse segmento, o ICEI está em 55,7 pontos. Nas médias empresas, o indicador ficou em 52,9 pontos e, nas pequenas, em 50,5 pontos.

Os valores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão acima de 50 mostram que os empresários estão otimistas.

Fonte: O Globo