Notícias

Petrobras aprova acordo para encerrar quatro ações individuais nos EUA


O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, na sexta-feira (24/2), a celebração de acordos para encerrar quatro ações individuais que tramitam na Corte Federal de Nova York, nos EUA. Os termos são confidenciais.
Petrobras já firmou 19 acordos com acionistas que a processaram.

Os autores desses processos foram o New York City Employees Retirement System, a Transamerica Income Shares, a Internationale Kapitalanlagegesellschaft mbH e o Lord Abbett Investment Trust – Lord Abbett Short Duration Income Fund.

Antes desses, a Petrobras já tinha firmado acordos para encerrar outras 15 ações individuais apresentadas à Corte Federal de Nova York. Os diálogos foram travados em outubro e novembro de 2016. “Com o anúncio, a Petrobras alcança acordo em dezenove ações individuais, do total de vinte e sete, que foram consolidadas com a class action”, diz a empresa em nota.

Segundo a Petrobras, com os acordos e as negociações em andamento com outros autores de ações individuais, o valor total previsto para provisão no exercício de 2016 será de US$ 372 milhões. Desse total, diz a empresa, US$ 364 milhões já tinham sido provisionados em setembro do ano passado.

Essas quatro ações individuais tinham sido consolidadas, para julgamento, com outras 23 ações individuais e com a class action movidas contra a companhia na Corte Federal de Nova York. “No momento, não é possível para a Petrobras fazer estimativa confiável sobre o desfecho da class action”, explica a empresa.

A Petrobras foi processada nos EUA devido a perda de valor de suas ações no mercado americano de valores mobiliários após a descoberta do esquema de fraude envolvendo contratos da companhia e empreiteiras. Também impactaram no valor dos papéis os desinvestimentos necessários para a companhia continuar com sua atividade de exploração no Brasil. Com informações da Assessoria de Imprensa da Petrobras.

Fonte: Consultor Jurídico