Notícias

Petróleo em alta: bons ventos voltam a soprar no setor


Com as crescentes expectativas de prolongamento dos cortes na produção de petróleo por mais seis meses, os futuros do óleo começam a mostrar valorização já neste início de semana, obtendo ganhos de mais de 2% na manhã de segunda-feira, 22/05. Conforme o cronograma da Opep, a reunião que definirá a continuação dos cortes deve acontecer ainda esta semana, no dia 25 de maio.

Para se ter uma ideia da elevação no preço, o petróleo tipo Brent para julho subiu 0,75% na IntercontinentalExchange (ICE), passando a valer US$ 54,01 o barril, enquanto o WTI para o mesmo período foi elevado em 0,77% na New York Mercantile Exchange (Nymex), custando US$ 51,06 por barril. Para junho, tanto o Brent quanto o WTI tiveram os maiores níveis de valorização em um mês.

A possível extensão do pacto tem causando otimismo no mercado e ajudado o petróleo a acumular a valorização de 10% nas duas últimas semanas. Se depender da Arábia Saudita e Rússia, maiores produtores do óleo fora do grupo, bem como do Iraque, a acordo pode permanecer até março de 2018. Na semana passada, os líderes dos dois países informaram que estão de pleno acordo com a continuidade dos cortes mundiais.

Ficamos aguardando ansiosos pelas cenas dos próximos capítulos do mercado global do petróleo, que, ao que parece não deve demorar muito para nos dar novas notícias.

Fonte: Panorama Offshore