Notícias

Petrobras anuncia instalação de quatro novas plataformas para a Bacia de Campos


A Petrobras informou na quinta-feira, 23/06, durante o evento “Brasil Offshore”, em Macaé, que pretende instalar quatro novas plataformas de produção de petróleo na Bacia de Campos. Dessas quatro, três estão previstas para entrarem em operação até 2021. As unidades fazem parte do programa de revitalização da Bacia de Campos, que está sendo executado pela companhia.

Uma das unidades será o FPSO (navio-plataforma) Cidade de Campos de Goytacazes, para produção de petróleo nos campos de Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça. No Plano de Negócios da Petrobras 2017/21, contudo, essa unidade estava prevista para este ano.

Além dela, duas novas unidades estão irão para o campo de Marlim — a primeira em 2020, e a segunda em 2021 —, e uma terceira está prevista para o pré-sal, no campo de Albacora. Esta última, porém, só deve entrar em operação depois de 2021, já que não está prevista no plano de negócios da estatal.

As reservas de petróleo de Tartaruga Verde se extrapolam para uma área fora do campo, que será ofertada no 2º leilão do pré-sal, a ser realizado em outubro próximo, junto com outras três áreas.

Em nota, a Petrobras a disse que o projeto de revitalização do campo de Marlim é uma das apostas da companhia para reduzir o declínio natural da produção na Bacia a de Campos, que completou 40 anos de atividades. O declínio estável da Bacia de Campos está em torno de 9%, enquanto a média mundial está em 12%.

A petroleira informou também que, além da revitalização de Marlim, tem buscado parcerias estratégicas no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias para aumento da produção. A produção atual na Bacia de Campos é de cerca de 1,3 milhão de barris/dia, o que representa 64% da produção total da companhia do Brasil.

Fonte: Globo