Notícias

Alunos de Robótica de Macaé apresentam tecnologia para empresas na Brasil Offshore


Os estudantes de Robótica da rede municipal participaram da nona edição da Feira Brasil Offshore, por meio do projeto #inovareaprender, da Secretaria Municipal de Educação, com a proposta de apresentar aos empresários e ao público em geral, o formato de tecnologia que prevê a solução para demandas de empresas offshore. Os projetos foram apresentados em frente ao estande da Prefeitura de Macaé.

"Estou encantado com esses alunos. Eles têm futuro. A minha vontade é patrocinar esse projeto "Biodigestão",que tem como proposta, além de economia, prevenção e sustentabilidade", destacou o diretor da empresa Williams Oil e Gás Services, Sérgio Williams, que conheceu o projeto na quinta-feira (22/06), durante a Feira.

O protótipo que encantou o empresário é de autoria dos alunos, Giribson Alves e Eduardo Machado, de 16 anos, da Escola Municipal Natálio Salvador Antunes, de Córrego do Ouro. O processo de Biodigestão substitui o gás de cozinha tradicional pelo biogás, onde a forma de produção é diferenciada, realizada pela decomposição de matérias orgânicas, que também pode ser utilizado em automóveis e chuveiro.

Além do biogás, representantes de mais duas equipes destacam os projetos que são desenvolvidos nas escolas municipais Edda Moreira Daflon (Imbetiba), e no espaço LabInovar, do programa #inovareaprender, que funciona na Cidade Universitária, com atendimento específico aos alunos e universitários, cursos, oficinas, programação, experiências com protótipos e pesquisas.

De acordo com a responsável pela programa #inovareaprender, Luemy Ávila, a participação de alguns integrantes da robótica tem a intenção de contribuir com a ampliação do horizonte dos alunos, e sobretudo, atrair "olhares" das empresas para que os protótipos apresentados possam ser produzidos em larga escala. "O projeto dos alunos é contínuo. Não para. O aprendizado é constante e os protótipos precisam ser multiplicados", ressalta.

Outros projetos apresentados

Energia solar - A prevenção e a sustentabilidade são focos principais do protótipo movido a energia solar que será destacado pelos alunos da Escola Municipal Edda Daflon. O protótipo conta com um sensor que busca a eliminação das larvas do mosquito aedes aegpty e consequente proliferação do mosquito da dengue.

Localizador - Já o protótipo elaborado pelos representantes do laboratório do #inovareaprender conta com um localizador voltado para práticas de resgates de pessoas que atuam na área onshore e offshore.

Benê Lá - O 'Benê Lá' também esteve presente na nona edição da Brasil Offshore. O grupo se apresentou nesta quinta-feira, à tarde, no estande da Prefeitura de Macaé. A proposta semanal oferece ao público boa música e abre espaço para outras manifestações artísticas.

O Benê Lá é um projeto da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, que acontece desde o início de 2016, com atrações musicais, tendo a Banda Benê (formada por alunos e professores da Escola de Artes Maria José Guedes - Emart) como apresentação fixa, barracas de petiscos e bebidas e com espaço para diversidade cultural. Cada edição promove nova manifestação artística.

Fonte: Comunicação Social Macaé