Notícias

Petrobras: Pedido de adesão a programa de governança é aceito pela B3


O presidente da Petrobras, Pedro Parente, ressaltou na manhã da terça-feira. 8/8, que a B3 aceitou o pedido de adesão da companhia ao programa destaque de governança nas estatais. O reconhecimento dos esforços em melhoria na área “ajuda muito” a companhia em todos os aspectos, disse o executivo após participação em evento da "Exame", em São Paulo.

A Petrobras foi a primeira estatal a solicitar a mudança, segundo Parente.

Em discurso, ele destacou as melhorias expressivas que a companhia obteve em governança corporativa, como o fato de que, hoje, todos os membros do conselho de administração são independentes, diferente do passado, quando o governo - controlador da companhia - indicava a maior parte das cadeiras no colegiado.

Outra melhoria citada pelo executivo foi que antes não havia checagem do passado e da integridade dos conselheiros, o que atualmente é realizado para 100% dos membros.

Questionado se a adesão ao programa pode ter efeitos financeiros na companhia, como redução de custo de financiamentos, Parente disse que “sem dúvida nenhuma, para uma empresa que tenha governança reconhecida por sinais públicos, isso certamente ajuda muito em todos os aspectos”.

O presidente da Petrobras destacou que a companhia busca ter “a melhor governança possível”, a fim de evitar que problemas do passado se repitam.

Venda de ativos

Parente também afirmou que o plano de venda de ativos da Petrobras, que tem como finalidade a redução do endividamento da companhia, vai ajudar também a atrair investimentos adicionais ao país. “Os desinvestimentos vão permitir que se adicionem investimentos de terceiros em áreas como campos terrestres, que não são mais o foco da Petrobras. Não somos os melhores operadores de campos terrestres”, disse.

Segundo ele, nesse caso, a estatal está atraindo empresas menores e que vão investir nesses campos, “demandando da economia local mais do que a própria Petrobras fez”, disse.

Fonte: Valor