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Após Lava Jato, Odebrecht decide fazer mudanças em suas marcas


Ainda sofrendo as consequências do abalo da operação Lava Jato em sua reputação, a Odebrecht decidiu adotar uma nova estratégia para as empresas do conglomerado, que inclui a mudança das marcas e a retirada do nome "Odebrecht" das diversas unidades de negócio.

"A decisão sobre mudança de marca ficará a cargo de cada um dos Negócios, em linha com suas necessidades, identificando um fato relevante que justifique estrategicamente uma mudança. Ou seja, a estratégia de marca de cada uma das empresas será coerente com o momento que estejam vivendo", informou a Odebrecht, em comunicado.

Em vídeo publicado na terça-feira (8/8) com o título "A Odebrecht vai mudar de nome?", o executivo Marcelo Lyra, responsável por Comunicação e Sustentabilidade da companhia, afirma, entretanto, que a companhia não vai mudar de nome.

"Mudar de marca agora significa uma mudança puramente cosmética, não faz nenhum sentido, se não tiver conteúdo, consistência, se não tiver atrelada a uma Odebrecht empresarial", diz. "O que vai acontecer nos próximos dias, ou nas próximas semanas, nos próximos meses, é uma nova arquitetura de marcas dos negócios da Odebrecht, que estes sim poderão receber novos nomes e novas marcas, baseado na sua necessidade de estar mais conectado no seu mercado", explica.

O comunicado divulgado na segunda-feira (7/8) esclarece, porém, que "com o tempo, o nome Odebrecht passará a ser de uso exclusivo da holding, representando melhor a diversidade de Negócios e a autonomia das empresas do grupo".

A consultoria responsável pela estratégia de arquitetura das marcas é a Interbrand.

Hoje, os negócios da Odebrecht reúne as unidades: Odebrecht Engenharia e Construção, Odebrecht Defesa e Tecnologia, Odebrecht Óleo e Gás, Odebrecht Realizações Imobiliárias, Odebrecht TransPort, Odebrecht Latinvest, Odebrecht Agroindustrial, Braskem, Enseada Indústria Naval e Foz.

No comunicado, a Odebrecht voltou a reafirmar o seu compromisso em mudar de atitude

"Recentemente, a Odebrecht S.A (Holding) revisou o seu modelo empresarial e passou a ter um novo papel, o de arquiteta estratégica de seus Negócios, concentrando-se na definição de diretrizes e no compartilhamento de sinergias. As empresas do Grupo, neste novo desenho, ganham mais autonomia na gestão de seus negócios. Algumas, inclusive, estão abertas à entrada de novos sócios e até mesmo a futura abertura de capital", destaca.

Fonte: G1 Economia