Notícias

Consumo mundial de petróleo vai crescer em 2018


Viena – A demanda mundial por petróleo poderá crescer em 1,4 milhão de barris por dia em 2018, de acordo com a edição de outubro do relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). A projeção foi ampliada em 30 mil barris diários em relação à estimativa anterior da entidade, segundo informações publicadas na quinta-feira (12/10) pela Emirates News Agency (WAM).

De acordo com a agência de notícias, essa revisão para cima levou em consideração as perspectivas mais favoráveis para a economia mundial, principalmente para a China e a Rússia. Esta semana o Fundo Monetário Internacional (FMI) apresentou projeções mais positivas para o crescimento mundial este ano e no próximo.

A estimativa para 2017 também foi revista. “A expectativa de crescimento da demanda mundial por petróleo em 2017 agora é de 1,5 milhão de barris por dia, o que representa uma revisão para cima de cerca de 30 mil barris diários frente ao relatório anterior, refletindo principalmente dados recentes que mostram uma melhora nas atividades econômicas. As revisões positivas são resultado especialmente de uma demanda por petróleo maior do que a esperada na região da OCDE e na China”, diz o levantamento da Opep.

A OCDE é a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, instituição multilateral que reúne algumas das maiores economias do mundo e tem sede em Paris.

Houve também um crescimento da oferta. “A oferta mundial de petróleo em setembro foi revisada para cima em 0,41 milhão de barris diários em relação ao relatório mensal anterior, para uma média de 96,5 milhões de barris por dia, o que representa um aumento de 1,08 milhão de barris diários sobre o mesmo mês do ano passado”, afirma o documento.

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe