Notícias

Engenharia de Instalações no Mar ganha aliado na formação


Isto é o que se observa no trabalho que vem sendo realizado pelo engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras em exercício profissional no Setor de Instalação de Superfície do Ativo de Produção de Marlim da UN-BC, Waldir Pinheiro Algemiro.

 


Preocupado com a carência de bons profissionais, que pudessem suprir as necessidades   do  mercado regional, firmou o objetivo de ampliar os horizontes da comunidade estudantil, que tem como uma de suas maiores dificuldades, estabelecer o foco de sua especialização, já que a identificação das necessidades das empresas não tinham como ser mensuradas, até então.



Baseando-se então na sua convivência pessoal de mercado o engenheiro, que também é membro efetivo da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA), reconhecida pela  excelência de seu processo educacional e uma das instituições de ensino mais respeitadas no país, iniciou um amplo processo de pesquisa junto aos empresários na Brasil Offshore 2001, seguindo-se uma abordagem as empresas. Desta maneira encontrou o perfil ideal do engenheiro que interessava ao mercado. Através da pesquisa identificou a ênfase, estabelecendo um conjunto de disciplinas que foram acrescentadas as diretrizes curriculares do MEC. Nascia o curso de Engenharia de Produção com Ênfase em Engenharia de Instalações no Mar.

O curso tem uma forte sintonia com este profissional de 28 anos de carreira, dos quais 23 na Bacia de Campos. Waldir, ao longo de sua vida profissional, atuou na construção        de  plataformas e interligação de poços de petróleo com as gigantes de aço. Em 1976 graduou-se em engenharia civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Logo depois, foi aprovado num concurso nacional, para preenchimento de 19 vagas na Petrobras, onde estudou por mais 19 meses, pós-graduando-se no curso de especialização de Engenharia de Instalação do Mar.

Entre 1977 e 1981 o engenheiro participou da construção  de     plataformas    fixas   de aço,  concreto protendido e navios VLCC, hoje os FPSO. Á partir de 1981 passou a desenvolver as suas atividades na Bacia de Campos, na construção e montagem dos sistemas de produção antecipada (SPA´s). Já em 1987 foi designado como preposto da Petrobras para a implantação da base de manuseio de linhas flexíveis em Vitória no Espírito Santo.
 
Com forte inclinação para o magistério, o engenheiro Waldir Algemiro, atuou como monitor na Faculdade de Engenharia, professor do Colégio Técnico Universitário da UFJF, sendo também, instrutor interno na Petrobras. Já na Faculdade Salesiana, participou da sua criação, iniciada em 2001, com o curso de Sistema da Informação. Naquela ocasião sinalizou para a direção da IES com a necessidade da criação do curso de Engenharia de Produção com Ênfase em Engenharia de Instalação no Mar.

O indicador que norteou o projeto de instalação do curso, foi a empregabilidade,   ou    seja,  junto ao mercado definiu-se o perfil do profissional, partindo-se então para o estabelecimento das condições para sua formação. Com o perfil norteado Waldir   Algemiro  elaborou o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção vinculando-o ao Plano de Desenvolvimento Institucional da FSMA, que foi encaminhado ao MEC. O órgão federal designou então uma comissão que esteve em agosto de 2003, em Macaé, analisando o projeto in loco e promovendo as avaliações institucionais.

A verificação realizada pela Comissão Federal avaliou instalações físicas, corpo docente, a  coordenação e as condições econômicas e financeiras, proporcionando um conceito A em todos os quesitos do projeto, que ainda ganhou um Destaque, que na prática significou agilidade na conclusão do processo de aprovação. O curso foi autorizado pelo MEC, através da Portaria MEC 3460, publicada no Diário Oficial da União, no dia 20/11/2003.

Com a conclusão das etapas para aprovação e instalação concluídas, promoveu-se o concurso vestibular. As aulas começaram efetivamente no dia 4 de fevereiro de 2004, com a aula inaugural em duas turmas de 50 alunos cada.

Segundo Waldir Algemiro, o processo trouxe a alegria de poder proporcionar a comunidade estudantil regional, a possibilidade de atingir mais facilmente seus objetivos profissionais, objetivando a liderança dos negócios ligados a atividade do petróleo, que passam a ser exercidas por profissionais da região.

"Temos como máxima que a teoria deve enriquecer a prática, e a prática identificar o que é  importante ser apresentado na teoria. Um fato a ser realçado é que o curso de graduação alavancará a oferta de vários outros na atividade do petróleo. Pós-graduação, cursos seqüenciais, aperfeiçoamento e disciplinas isoladas, todos eles alinhados com o projeto pedagógico aprovado pelo MEC. Nossa meta é buscar o reconhecimento internacional", observa Waldir Algemiro.


"Nosso corpo docente é formado primordialmente
 por profissionais do mercado, cujas disciplinas 
apresentadas  nas  salas de  aula,       são    uma    extensão  de  suas    atividades  profissionais. O cliente da Faculdade Salesiana  não é o aluno, mas sim o segmento de mercado que pretendemos atingir", conclui o engenheiro.




As inscrições para o próximo vestibular que começaram no dia 10 de maio, irão se encerrar no dia 5 de junho. As provas acontecerão no dia 6 de junho, quando os vestibulandos concorrerão a 50 vagas no curso de Engenharia de Produção, com Ênfase em Engenharia de Instalações no Mar, na Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Fonte: Walter Bonifácio