Notícias

Batizado primeiro navio da Finarge construído no Brasil


A empresa naval italiana Finarge está construindo sua primeira embarcação em estaleiros brasileiros. A A.H. Giorgio P., unidade de apoio marítimo, foi batizada na sexta-feira (18 de maio), no estaleiro Aker Promar, em Niterói. O navio foi conduzido para outro ponto do estaleiro, onde será concluído.

“O Brasil é um mercado promissor, com uma economia estável e um país tranqüilo, sem conflitos. Giorgio Parodi, há 25 anos, vislumbrou isso e convenceu o presidente da Finarge internacional, Giovanni Delle Piane, a investir no país. Por isso, o homenageamos batizando nosso primeiro navio brasileiro com seu nome”, explica Raffaello Corradi, gerente comercial da Finarge Internacional. A cerimônia de batismo contou com a presença, além de Giovanni Delle Piane, do presidente do Aker Promar, Waldomiro Arantes Filho, e do deputado estadual Rodrigo Neves, que representou o prefeito de Niterói, Godofredo Pinto. A viúva de Giorgio, Gelsomina Parodi, foi escolhida para ser a madrinha da embarcação.

A A.H. Giorgio P., uma AHTS (Anchor Handling Tug Supply), está avaliada em US$ 60 milhões e é um rebocador apto a promover apoio a plataformas. A embarcação tem 2.250 toneladas, 74 metros de comprimento e 17 de largura, capacidade de carga, no deque, de mil toneladas, sistema de combate a incêndio e limite máximo de 38 tripulantes. A unidade está prevista para entrar em operação em fevereiro de 2008.

A empresa macaense Tony Marítima vai administrar o contrato da A.H. Giorgio P. junto a Petrobras. Atualmente, a Finarge tem quatro navios sob contrato com a estatal brasileira: A.H. Genova, A.H. Porto Santo, A.H. Paraggi e A.H. Portofino.

Fonte: Click Macaé - Elaine Pinto