Notícias

Autoridades prestigiam palestra sobre Complexo do Açu


A palestra sobre o Complexo Portuário do Açu, ministrada pelo diretor-geral da MMX, Rodolfo Landim, na quinta-feira (26 de setembro) em Macaé, atraiu várias autoridades locais. Em meio à aprovação pelo projeto como um todo, sobrou espaço para preocupações a respeito de aproveitamento de mão-de-obra e fornecedores locais.

“Este será um investimento que trará benefícios não só para São João da Barra, como também para toda a região. Mas nossa preocupação no momento é procurar meios de fazer com que esse empreendimento absorva mão-de-obra local”, comentou a prefeita de São João da Barra, Carla Machado. Quanto a esse aspecto, Rodolfo Landim disse que a MMX está dialogando com o Senai para oferecer cursos profissionalizantes no município. O deputado estadual Glauco Lopes também ressaltou a importância de iniciativas que capacitem e aproveitem a mão-de-obra local. “Preocupo-me com o fato de os empregos na região serem ocupados por pessoas de outros estados. Como parlamentar, luto pelos interesses do Rio de Janeiro e, conseqüentemente, por nossos trabalhadores e por nossa cadeia produtiva”, discursou.

O secretário especial de Desenvolvimento Local de Macaé, Jorge Aziz, mostrou-se preocupado com os impactos sociais que o Complexo Portuário do Açu poderá trazer à localidade onde irá se instalar. “O projeto deve ter um mote voltado ao capital humano, que será melhor regido por meio de um consórcio público. Se nada for feito neste sentido, teremos um resultado futuro muito parecido com o que vivenciamos em Macaé hoje”, alertou.
 
Representando o prefeito Riverton Mussi, o secretário executivo de Indústria e Comércio, Guilherme Jordan, acredita que o Complexo Portuário do Açu poderá representar uma ótima oportunidade para as empresas da região. “Os investimentos do Porto de Açu, com certeza, trazem desenvolvimento econômico para a região Norte e Noroeste Fluminense. Esse vetor contribuirá para o exercício de diversas atividades econômicas, principalmente para empresas estruturadas e capacitadas, que já prestam serviços na área de exploração e produção de petróleo”, comentou.

Também estiveram presentes ao evento o secretário executivo de Gestão de Macaé, Alexandre Gurgel, e o secretário de Desenvolvimento, Negócios e Petróleo de Rio das Ostras, Roger Vilela.

Fonte: Click Macaé - Elaine Pinto