Notícias

Engenharia da UFRJ deve vir para Macaé em 2009


Os cursos de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) devem ser abertos em Macaé apenas em 2009. A informação foi passada pelo reitor da universidade, Aloísio Teixeira, durante reunião realizada no gabinete do prefeito Riverton Mussi, na quarta-feira (19 de dezembro).

“Pela amplitude do projeto, talvez não haja tempo hábil para trazer os cursos de engenharia para 2008. A única alternativa para acelerar o processo é oferecer um curso fora de sede. Mas os cursos de Engenharia e Medicina já estão aprovados para 2009”, garante Aloísio. Para o ano de 2008, serão abertas turmas de Farmácia, Química e mais uma de Biologia. “Estamos com outros cursos em discussão para abertura de vagas na cidade, como Educação, Nutrição e Enfermagem”, complementa o reitor.

De acordo com o convênio assinado entre a UFRJ e a prefeitura, a instituição terá direito a dois blocos na Cidade Universitária, um para aulas e outro só para os laboratórios. Como o processo de licitação para a construção destes dois blocos ainda não saiu, o prefeito Riverton levantou uma solução. “Temos que apresentar o pedido de licitação para o Tribunal de Contas e depois da autorização deles é que poderemos licitar a construção. Se isso não ocorrer em tempo, vamos utilizar o Centro de Convenções como sede da UFRJ”, disse.

Outro projeto que será levado adiante ainda em 2008 é a implantação do Núcleo de Saúde e Sociedade, uma unidade de pesquisa a ser criada em Macaé e que será vinculada à faculdade de Medicina. “O núcleo de pesquisa irá investigar principalmente as epidemiologias locais e fará um estudo junto aos profissionais de saúde da região. O núcleo vai vir antes mesmo da própria faculdade”, disse o diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ, Antonio José Cunha.

Também estiveram presentes à reunião o presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares; o diretor da Faculdade de Farmácia da UFRJ, Carlos Rangel Rodrigues; a diretora do Instituto de Biologia, Maria Fernanda Quintela; a diretora do Instituto de Química, Cássia Curan Turci; o diretor do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé da UFRJ (Nupem), Francisco Esteves; o diretor da FeMASS, Francisco Carlos Gomes; o professor Adelmo Daumas; e um representante da Escola Politécnica da UFRJ.

Leia mais:

Fonte: Click Macaé - Elaine Pinto