Notícias

Inaugurada a primeira fábrica de Risers de perfuração no Brasil


A Aker Solutions inaugurou, na terça-feira (17 de junho), a primeira fábrica de Risers de perfuração em águas profundas do Brasil. Localizada na Zona Especial de Negócios (ZEN) de Rio das Ostras, a nova instalação, de 2.450 m², recebeu investimento de R$ 22 milhões.

Para confirmar o compromisso da Companhia com o desenvolvimento da indústria brasileira de petróleo e gás, o VP administrativo-financeiro da Aker Solutions no Brasil, Alexandre Baulé, explica que a parceria com a prefeitura de Rio das Ostras foi fundamental e agilizou os trâmites burocráticos. “Nosso desafio é que a Aker Solutions cresça ainda mais nos próximos anos, visto a contratação de sondas que Petrobras fará”, explica Baulé.

Líder mundial no fornecimento de Risers de perfuração, com uma fábrica também na Malásia, a Aker Solutions é a maior empresa das 10 que formam o grupo Aker – presente em 30 países. O presidente da divisão de negócios Subsea da Aker Solutions no Brasil, Marcelo Taulois, explica que a Companhia começou em 2003 como empresa âncora da Zona Especial de Negócios (ZEN) de Rio das Ostras. “Começamos na base com cerca de 50 pessoas e agora temos em torno de 200. Nós próximos cinco anos, temos a expectativa de que a Companhia no país triplique de tamanho”, ressalta Taulois, complementando que a divisão Subsea é a única capaz de oferecer soluções para o mercado submarino.

Marcelo Taulois ainda explica que divisão Subsea é subdividida em cinco áreas: Sistema Subsea; Árvores de Natal; Umbilicals & Risers; Sistemas de Controle; e Serviços e Pós-vendas. “Nós estamos presentes nas cinco áreas e também somos reconhecidos pelo nosso desempenho em SMS. Faz sete anos que estamos sem acidente com afastamento”, declara.

Com a implantação da fábrica de Risers, na ZEN, a empresa criou mais de 60 oportunidades de trabalho e as primeiras operações na base começaram em janeiro deste ano. Segundo a Aker Solutions, os projetos atuais para a produção de Risers de perfuração estão destinados a atender a empresa brasileira Queiroz Galvão Óleo e Gás e abrangem as sondas Olinda Star, com capacidade para operar em lâmina d’água de 1.100 metros de profundidade; a Lone star, para operar a 2.400 metros; e a Gold Star, que tem possibilidade para 2.000 metros.

Riser são tubos que ligam a plataforma ao fundo do mar e, segundo Alexandre Baulé, são geralmente utilizados no começo da prospecção. A base produzirá uma média de 400 juntas de Risers por ano. Durante a solenidade, representantes naiconais e internacionais da Aker Solutions, afirmaram que a operação em Rio das Ostras tem um potencial enorme e que com o mercado que a empresa tem no Brasil, a base irá se desenvolver, reforçando o relacionamento da Companhia com os clientes no país.

“A aker Solutions é uma empresa que fará com que Rio das Ostras seja mais reconhecida nacionalmente e internacionalmente”, é o que o prefeito do município, Carlos Augusto Balthazar, expressou na cerimônia.

Também estiveram presentes na solenidade de inauguração: o novo vice-presidente de execução da área de subsea no Brasil, Gustavo Gonçalo; o diretor-geral da Queiroz Galvão, Antônio Augusto de Queiroz Galvão; o gerente de comunicação da Aker Solutions, Endre Johansen; além de representante da gerência setorial de equipamentos submarinos da Petrobras.

Fonte: Click Macaé - Marcelle Reid