Notícias

Inscrições abertas para cursos gratuitos na área em Hotelaria Offshore


Vagas são restritas aos moradores de áreas de risco social de Macaé

Uma  boa  notícia  para  os  moradores dos bairros Nova Holanda, Nova Esperança,  Malvinas, Botafogo, Lagomar, Fronteira, Morobá, Aroeira, Barra, Ajuda, Morro de São Jorge, Brasília, Morro de Sant’Ana, Morro Santa Mônica, Novo   Horizonte   e   Parque  Aeroporto:  a  Petrobras  e  o  Senac  estão disponibilizando  85  vagas  para  cursos  gratuitos  na  área de hotelaria offshore,  em  Macaé.  Os  cursos  irão viabilizar que os residentes destas áreas  consideradas  de risco social possam se qualificar para o mercado de trabalho da indústria petrolífera, aumentando as chances de empregabilidade nas empresas da região.

As  vagas disponíveis são: 53 para o curso de taifeiro - profissional que  cuida  da arrumação, limpeza, higienização e organização de camarotes, áreas  de  circulação,  cozinha  e lavanderia das plataformas marítimas; 12 vagas  para  o curso de saloneiro – cuja função é preparar sucos e saladas, organizar  e  cuidar  do  salão dos refeitórios das plataformas; e 20 vagas para  o curso de ajudante de cozinha. Os cursos seguem o molde e o material didático do Prominp.

Interessados podem fazer inscrição a partir desta segunda 

Para  participar  do  projeto,  é  preciso ter de 18 a 45 anos, estar desempregado  e  comprovar  residência através de contas de água, luz, gás, telefone,  declaração da associação de moradores ou contrato de aluguel nos bairros   selecionados.  Além  disso,  é  preciso  ter  ensino  fundamental concluído.

As  inscrições  devem  ser  feitas  no Posto Avançado da Petrobras em Macaé,  localizado  na  entrada  da  empresa na Praia Campista, portando os seguintes  documentos  (original e cópia): carteira de trabalho, declaração de  conclusão  ou diploma de escolaridade, histórico escolar e documento de identidade, além do comprovante de residência. O prazo de inscrições vai de 16  de  março  a  17  de abril, nos seguintes horários: 8h às 11h30min e de 13h30  às  17h.

Como não há prova de seleção, é preciso ser rápido para não perder  a  oportunidade. As aulas serão iniciadas assim que as turmas forem fechadas, com duração de quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira, em Macaé.

Curso abre as portas para o mercado de trabalho

Ao  término  dos  cursos,  que  duram  de  um a três meses, os alunos recebem o certificado emitido pelo Prominp (programa do governo federal que visa  preparar  profissionais para indústria brasileira de petróleo e gás).

Eles  ainda  podem  ter  o  currículo cadastrado no site do programa, que é acessado por empresas que contratam serviços na área de hotelaria offshore, aumentando a empregabilidade dos profissionais formados.

Getúlio  José  da  Silva,  de 28 anos, é um dos alunos já formados no curso  de  taifeiro  e está esperançoso com relação à área offshore. Agora, ele  só espera concluir o curso de Segurança no Trabalho para ser absorvido pelo  mercado. “Soube do curso de taifeiro quando já estava estudando no de segurança  e  resolvi  fazer para aumentar as chances de trabalhar na área. Com isso, acredito que poderei me diferenciar e crescer neste setor”, disse Getúlio, que é morador da Barra de Macaé.

Veja aqui os documentos necessários para a inscrição:

  • Carteira de trabalho
  • Declaração de conclusão ou diploma de escolaridade
  • Histórico Escolar
  • Identidade
  • Comprovante  de  residência:  contas  de  luz,  água,  telefone  fixo ou declaração  ou  contrato  de  aluguel  nos bairros Nova Holanda, Nova Esperança,  Malvinas,  Botafogo,  Lagomar,  Fronteira,  Morobá,  Novo Horizonte,  Aroeira,  Barra,  Ajuda,  Morro de São Jorge, Brasília, e Parque Aeroporto.

Importante: é necessário apresentar original e cópia de cada documento.

Telefone para dúvidas: Senac Macaé: (22) 2772-7173

Fonte: Petrobras - Comunicação UN-BC