Notícias

Prefeitura de Macaé recebe seis mil inscrições para vagas na Brasil Offshore


Mais de seis mil pessoas já se inscreveram para conquistarem uma vaga nos trabalhos temporários na Brasil Offshore, o evento que este ano comemora 10 anos de existência e acontece entre os próximos dias 14 e 17 de junho, no Centro Municipal de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em Macaé.

Ainda dá tempo de se inscrever. Os currículos para quem deseja participar da feira, principalmente profissionais bilíngües, podem ser enviados para o email [email protected]. O secretário municipal de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, comemora o número de inscritos  e acredita que até o início do evento, o número tende a aumentar.

- O cadastro para os interessados em arrumarem um trabalho temporário no evento já está sendo realizado há dois meses. E durante o evento, a secretaria vai estar presente no local com os cadastros para atender a demanda das empresas participantes. Esse sistema foi implantado na última edição da feira e teve uma aceitação grande. Este ano, estaremos em um espaço com mais visibilidade para atender a mais empresas, valorizando a mão de obra local — afirma.

Crespo observa que a Semtre, que possui mais de 90 mil currículos no banco de dados, tem disponibilizado mão de obra para todos os eventos que acontecem no município, inclusive eventos de iniciativa privada. O secretário acrescenta que, aqueles que já tiverem o cadastro no Semtre podem enviar apenas o número do CPF pelo email, que o currículo será direcionado aos empregadores da Feira.

As vagas mais procuradas pelas empresas para a fase inicial do evento são montador de andaime, montador de estande, eletricista, carpinteiro, chapista e vidraceiro. Já durante a Feira, as vagas mais procuradas pelas empresas são garçom, auxiliar de serviços gerais, serviço de Buffet e recepcionistas, que devem ter boa aparência e serem bilíngües.

- Aliás, ser bilíngüe é um diferencial, já que teremos muitas empresas estrangeiras, então, pessoas que falem inglês, alemão, espanhol e mandarim têm muitas chances, observa o secretário.

Semtre na Offshore – A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) vai estar presente durante toda edição da Feira Offshore, direcionando, de forma dinâmica e prática, candidatos às empresas participantes do evento. “Vamos ter um balcão de currículos no evento, porque o principal é aproveitar e valorizar a mão de obra local. Já são dois mi empregos diretos e indiretos, nos serviços básicos do evento e esses números vão aumentar ainda mais”, comemora o secretário, acrescentando que na feira, a Semtre vai ser representada por uma réplica de plataforma de petróleo em aço inox, que vai ser instalada em um grande aquário. “Trata-se de um trabalho muito interessante e acredito que todos os participantes vão gostar”, diz.

Oportunidades e criação da Escola de Qualificação do Trabalhador de Macaé – As firmas terceirizadas que prestam serviço para Petrobras já estão buscando profissionais no banco dados da Semtre. O trabalho favorece, não apenas a mão de obra local, mas facilita o trabalho da Petrobras, por exemplo, que orienta as empresas terceirizadas a encontrem candidatos em um só local.

-  O que temos que buscar agora é aumentar a qualificação da mão de obra e os índices de escolaridade para atender a essas procuras. O prefeito Riverton Mussi já separou uma área no Lagomar e aprovou orçamento para a implantação da Escola de Qualificação do Trabalhador de Macaé, visando essa qualificação — observa Crespo.

Feira Itinerante no Imburo – O secretário lembra que, ainda esse mês, a Semtre vai a realizar mais três edições da Feira Itinerante de Integração, que oferece serviços diversos à população. Nos próximos dias 18 de maio, oito de junho e seis de julho, a comunidade do Aterrado do Imburo. Os serviços oferecidos são: corte de cabelo e emissão da Carteira de Identidade. As edições da Feira Itinerante acontecem sempre uma vez por mês em diversas localidades do município.

Fonte: Comunicação Social - Macaé