Notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado em Macaé


A secretaria Municipal de Ambiente prepara dois eventos comemorativos para o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho. O primeiro será na sexta-feira (03/06), às 9h, quando a cidade de Macaé irá tentar superar o seu próprio recorde, plantando mil mudas de árvores em 15 segundos, em uma área de Faixa Marginal de Proteção, localizada no quilômetro 2 da Linha Azul.  A ação deve fazer parte do Livro dos Recordes Brasileiro. Já o segundo ato será no dia 05, a partir das 8h, com uma caminhada no Parque Natural Municipal Atalaia. A atividade está sendo organizada em parceria com a Associação Macaense de Guias de Turismo & Região Costa do Sol e com a Ong Anda Brasil.

O secretário Municipal de Ambiente, Maxwell Vaz, disse que as atividades foram escolhidas para que toda a comunidade participe. “Esperamos uma mobilização grande para sexta-feira, quando pretendemos entrar para o livro dos recordes brasileiro. No ano passado nós plantamos 500 mudas em 15 segundos e este ano com certeza iremos superar o nosso recorde do ‘Mais rápido reflorestamento em um mesmo local’. Para isso, estamos contando com o apoio de empresas, escolas e faculdades, para que possamos reunir mil pessoas na área do plantio. Toda a população macaense está convidada”, reforçou.

No domingo, uma caminhada no Parque Municipal Atalaia irá fechar a comemoração. “É importante levar a comunidade para conhecer o Parque, pois quanto maior a visitação, mais preservado ele ficará, já que a comunidade ajuda a fiscalizar”, enfatizou Maxwell.

Caminhada – A caminhada faz parte do Calendário Nacional e Internacional de Caminhadas da Natureza e turistas de diferentes cidades já confirmaram a presença. No domingo, um ônibus da Secretaria de Ambiente estará às 7h30, na Praça Washington Luiz, em frente à Ampla, para levar interessados.

Maxwell Vaz lembrou que todo este trabalho é voltado para a educação ambiental da comunidade. “A participação das escolas na sexta-feira é fundamental, pois dentro das salas de aula os professores podem trabalhar o conceito de faixa marginal de proteção, mata ciliar, reflorestamento, biodiversidade, entre outros. Nós só conseguiremos uma mudança de atitude da população para preservar o meio ambiente com a educação ambiental. Já no domingo, os turistas irão conhecer uma Unidade de Conservação do município, um passeio diferente e importantíssimo, pois quem conhece, preserva”, concluiu.

Fonte: Comunicação Social - Prefeitura