Notícias

Forte Marechal Hermes realiza solenidade de licenciamento de militares


O Forte Marechal Hermes realizou no dia 29 de abril de 2004, às 20:00, a formatura de licenciamento dos soldados incorporados em 2003. O licenciamento ocorreu em função da conclusão, do tempo de Serviço Militar Inicial Obrigatório. Na solenidade obtiveram licenciamento quarenta e nove soldados incorporados em 01 de julho de 2003, de uma turma de setenta, dos quais vinte um ainda permanecerão para o segundo licenciamento.

A programação contou com uma formatura militar, onde a tropa, juntamente com os convidados, cantou o Hino Nacional. Em seguida, foi realizado o desfile militar, seguido da saída dos militares licenciados, perante todos integrantes do Forte pelo Portão das Armas, simbolizando a despedida dos militares da Organização Militar.

A formatura contou com a presença dos familiares e convidados dos ex-militares; do Sr Cel Coelho Neto – Comandante da Defesa Civil de Macaé; Cmte Vinicius de Aquino Marques – Delegado da Capitania dos Portos; Maj Barcellos - subcomandante da Policia Militar, Maj Aluísio - subcomandante do 9º GBM; Dr Hélber Pinto Nunes - Delegado da Polícia Federal; Sra Miriam Reid; Sr Francisco Agostinho – presidente da Firjan-Macaé e demais autoridades.

Na Ordem do Dia do Comandante do Forte, o Tenente-Coronel Jório, ressaltou a gratidão pelos serviços prestados ao Forte, à Pátria e à sociedade macaense pelos jovens desmobilizados.

“As solenidades de licenciamentos são sempre destacadas pelo alto grau de importância e pelo envolvimento emocional que contagia a todos, militares e convidados, tornando as presenças dos nossos familiares e amigos indispensáveis e fundamentais para o seu brilhantismo. Desta forma, em nome dos integrantes do Forte, manifesto a nossa gratidão e a honra em contar com as vossas presenças, compartilhando este momento de conquista dos nossos jovens.
Meus jovens soldados, tracei estas palavras baseado na experiência pessoal, que não me recomenda a confiar no meu equilíbrio emocional nas situações de despedidas, particularmente pelo carinho e pela enorme gratidão que depositamos em cada um dos senhores: nunca esqueceremos que tivemos nossos lares sempre seguros, de dia ou de noite, sob sol, chuva, vento, frio ou calor; das nossas refeições sempre elaboradas de forma atenciosa, do suor doado nos momentos de manutenções das nossas dependências e sítios históricos, que em muito contribuíram para a melhora das nossas condições de trabalho, e tantas outras atividades que nos tornam eternamente agradecidos.

Senhoras e senhores, há exatos 10 meses recebemos estes jovens com o objetivo de formar a reserva mobilizável, capacitada para defender o território nacional e garantir as leis e a ordem social. Mas, simultaneamente à formação militar, este comando, auxiliado pelos demais militares estabilizados, programou uma série de projetos que visaram a formação da cidadania, o resgate da auto-estima e o desenvolvimento dos valores éticos e sociais, facilitando, assim, as suas inclusões sociais e profissionais, após retornarem aos seus lares.

Para isso, foram ministrados conceitos e práticas para a conscientização da preservação ambiental; forjaram o orgulho às suas memórias, tradições e culturas; conheceram os seus antecedentes históricos; tiveram acesso aos índices sociais e econômicos da região e, principalmente, desenvolveram atributos que lhes capacitaram a trabalhar em equipe, a exercer a liderança e a chefia e absorveram valores e atitudes de empregabilidade indispensáveis no atual mercado de trabalho. Há poucos minutos tivemos uma preciosa demonstração de civismo e patriotismo, ao vê-los entoando o Hino Nacional com orgulho, vibração, disciplina cívica, portando olhares de homens possuidores de atitudes, numa demonstração inequívoca que estão prontos para iniciar uma nova jornada nas suas vidas.
Tenho certeza que as portas estarão abertas, não faltando oportunidades para acolhe-los no mercado de trabalho, pois sou testemunho do alto senso de responsabilidade social praticado pelos poderes político e empresarial da região, dispostos a recompensá-los pelo precioso tempo que destinaram ao serviço da Pátria e para o desenvolvimento social de Macaé e dos municípios visinhos. Para esta consecução, o Comando do Forte se compromete a empreender todo esforço possível para viabilizar mais esta conquista. A nossa missão e o serviço militar dos senhores só estarão terminados quando o nosso banco de dados estiver totalmente esgotado de encaminhamentos.

Satisfeito pelo sentimento do dever cumprido, concluo esta mensagem fazendo uma analogia às instruções de orientação que os senhores receberam no período básico: que sejam felizes no novo “azimute” que tomarão de agora em diante; que as nossas autoridades políticas e empresariais sejam os “homens-ponta”, que vos direcionarão no melhor caminho a seguir; que as nossas inteligência e determinação sejam os “homens-passo”, que medirão a menor distância entre o Forte e as vossas inclusões sociais, e, por último, que Deus seja as vossas “bússolas” orientando os vossos destinos”.

Os momentos de convivência nesta Organização Militar ficarão perpetuadas, pois, a partir de hoje, serão ex-soldados, igualmente a tantos outros que por aqui passaram e escreveram mais uma página de sua vidas", concluiu o Ten. Cel. Jório.

Fonte: Tenente Edilson

Solenidade de desmobilização no Forte Marechal Hermes
Solenidade de desmobilização no Forte Marechal Hermes
Solenidade de desmobilização no Forte Marechal Hermes
Solenidade de desmobilização no Forte Marechal Hermes
Solenidade de desmobilização no Forte Marechal Hermes
Solenidade de desmobilização no Forte Marechal Hermes
Solenidade de desmobilização no Forte Marechal Hermes
Solenidade de desmobilização no Forte Marechal Hermes
Solenidade de desmobilização no Forte Marechal Hermes
Solenidade de desmobilização no Forte Marechal Hermes
Solenidade de desmobilização no Forte Marechal Hermes
Solenidade de desmobilização no Forte Marechal Hermes