Petróleo e Gás

Letra P


Terminologia Offshore

Letra P

PACKER - VEDADOR / OBSTRUIDOR - É um plug de expansão, geralmente feito de borracha, colocado em um poço para obstruir a passagem do fluido.

PADEYE - OLHAL - Ponto para conexão ou fixação em uma estrutura.

PASSIVE POSITIONING - POSICIONAMENTO PASSIVO - Estado em que se encontra o comando de perfuração, por ocasião de algum colapso existente na formação, exigindo do sondador extremo cuidado com a manobra.

PAY SAND - AREIA DE VALOR PRODUTIVO - É um reservatório de areia que contém petróleo ou gás em quantidades comerciais.

PEAR LINK - ANEL PÊRA - Anel de sustentação de um estropo / lingada composto de uma ou mais pernas de cabo de aço.

PELICAN HOOK - PELICANO MANUAL - Tipo de gato usado como boça de segurança na desconexão de sistemas em amarras ou cabos, de acionamento manual. Pode ser deslocado por todo o convés de uma unidade (embarcação).

PENETRATION RATE - VELOCIDADE DE PENETRAÇÃO - É a velocidade com que a broca procede no afundamento ou penetração do poço.

PENNANT WIRE - PENDENTE - Cabo de aço conectado a uma âncora ou outra peça (poita) que, tendo na outra extremidade uma bóia, serve para facilitar o manuseio da mesma. É também o nome dado a todo cabo, de pequeno comprimento, com sapatilhos ou mãos chumbadas nas extremidades, para a união entre outros acessórios de um sistema (de reboque ou manuseio de âncoras).

PERFORATING - PERFURAÇÃO LATERAL DE REVESTIMENTO - É a perfuração do revestimento com pistola (veja GUN - PERFORATING).

PERMANENT CHASER - PESCADOR PERMANENTE - Pescador fechado que corre ao longo do cabo e/ou amarra da linha de ancoragem de uma unidade operacional. É um sistema usado para grandes profundidades por evitar o uso da bóia de âncora.

PERMEABILITY - PERMEABILIDADE - É a propriedade de uma formação rochosa porosa permitir o fluxo de um líquido contido nela.

PERMIT TO WORK - ÁREA LIBERADA - Denominação dada a uma área inspecionada e livre de riscos de incêndio e/ou acidentes.

PERSONNEL BASKET - CESTA DE PASSAGEIROS - Equipamento para transferência de passageiros (até 8) da embarcação para a sonda (plataforma) e vice-versa, similar a uma tenda de rede, suspensa pelo guindaste da unidade através do cabo de sustentação central com amortecedor.

PERSUADER - CONQUISTADOR - Ferramenta grande, para exercer torque quando desaparafusando uma união muito apertada, ou situação similar.

PHYSICAL FORMATION LOGGING - PERFIL DE FORMAÇÃO FÍSICA - Registro feito por ecógrafo que permite delinear a formação física do terreno.

PICK-UP WIRE - MENSAGEIRO - Cabo mensageiro de aço, normalmente com diâmetro de 3 ¼”, para serviços leves, operado de um guincho auxiliar.

PIG - ROTOR DE TUBOS - É um dispositivo usado para bombear, através de uma tubulação, fluido para limpeza das paredes ou obstrução na mesma.

PIG IRON - PEÇA DE FERRO - Gíria de campo para denominar qualquer peça de equipamento da perfuração feita de ferro ou aço.

PIGGY BACK - ÂNCORA REFORÇO - É uma âncora menor ou igual a principal que, conectada à cruz desta, serve para reforçar a capacidade de penetração da linha de ancoragem.

PILOT BIT - BROCA PILOTO - Broca usada para iniciar uma perfuração direcional.

PIN - CONECTOR CÔNICO - É um conector macho de rosca cônica.

PIN PILES - PILASTRA FINA - Pilastra mais fina (vertical) da estrutura submersa denominada jaqueta.

PINGER - EMISSOR ACÚSTICO - Equipamento elétrico que permite acompanhar acusticamente a estimulação de um poço, pelas informações reunidas.

PIPE BARGE - BALSA PARA TRANSPORTE DE TUBOS - Balsa utilizada para acompanhar, transportando tubos, a balsa de lançamento de tubos.

PIPE JOINT - JUNTA DA TUBULAÇÃO - Veja CASING COLLAR.

PIPE-LAYING BARGE - BALSA PARA LANÇAMENTO DE TUBOS - É uma balsa preparada para a colocação de tubulações submarinas

PIPE RACK - PRATELEIRA DE ESTOCAGEM DE TUBULAÇÕES - Prateleira fora do piso da torre sobre a qual as tubulações de perfuração ou de revestimento são estocadas.

PIPE RECOVERY LOG - REGISTRO DE RECUPERAÇÃO DE TUBOS - É o registro das operações quando da “quebra” (desmontagem) de uma coluna.

PIPELINE (SUBMARINE) - OLEODUTO (SUBMARINO) - É a melhor maneira de se transportar o petróleo de um campo ao largo (offshore), com tubulações de diâmetro entre 813 e 864 mm. Essa linha de tubulação é parcialmente embutida no leito com uma proteção de agregado de cimento.

PIPELINE OIL - PETRÓLEO COMERCIÁVEL - Petróleo suficientemente limpo para ser comercializado.

PIRATE SAND - ARENITO PIRATA - É um arenito poroso que permite que o fluido escape durante a perfuração do poço.

PITCH - PASSO - É o ângulo formado entre a pá do hélice e a perpendicular ao eixo.

PITMAN - BIELA MOTRIZ DO BALANCIM - É a vareta que liga o balancim à manivela motriz em um aparelho de perfuração à percussão.