ClickMacaé.com.br
ClickMacaé.com.br
Efetuar Login

E-mail:

Senha:

Esqueceu a senha? | Cadastre-se

Os motivos mais comuns para demissão por justa causa

Essas e outras DICAS fabulosas estão disponíveis em nossos e-books. Clique aqui e confira. Tenha um dia FANTÁSTICO!

A demissão por justa causa ocorre quando um comportamento do colaborador torna, por consequência, impossível ou muito difícil a continuidade do vínculo de trabalho. Isso devido ao rompimento, tanto de regras de conduta, quanto de laços de confiança e demais deveres por parte do colaborador.

 
No Brasil, a lei enumera os casos de justa causa exaustivamente, impossibilitando que normas coletivas ou regulamentos de empresa estipulem outras hipóteses que fundamentem a demissão por justa causa do colaborador. O art.482, CLT prevê 12 faltas cometidas pelo colaborador que podem fundamentar o rompimento do contrato por parte da empresa, as mais comuns são:
 
1. Ato de improbidade caracterizado como toda ação ou omissão do colaborador que revelam desonestidade, abuso de confiança, fraude ou má-fé, objetivando uma vantagem para si ou para terceiro.
 
2. Ato de indisciplina ou de insubordinação às normas da empresa.
 
3. Desleixo do colaborador configurado pelo descumprimento de comportamentos diligentes: como, por exemplo, desrespeito a horários, pouca produtividade, atrasos frequentes, faltas injustificadas, produção imperfeita e outros fatos que prejudicam a empresa e demonstram o desinteresse do colaborador pelas suas funções.
 
4. Abandono de emprego, caracterizado, na maioria das vezes, quando o colaborador não retorna às atividades depois de cessado algum benefício previdenciário.
 
É importante ressaltar que para a caracterização da demissão por justa causa devem estar presentes as seguintes condições:
 
1. Atualidade e imediatidade: o término do contrato do trabalho deve ocorrer na mesma ocasião em que se ocorreu umas das causas, perdendo eficácia uma falta anterior, ocorrida muito tempo antes.
 
2. Causalidade: entre a má conduta do colaborador e a extinção do contrato deva existir um nexo de causa e efeito, de modo que o mal comportamento seja determinante direto do fim da relação de trabalho.
 
3. Vedação à dupla punição: a mesma falta do colaborador não pode ser punida duas vezes. Não pode ocorrer, por exemplo, a suspensão do contrato e posteriormente a demissão, ambos sendo justificados com a mesma falta cometida pelo colaborador.
 
* Escrito por Sônia Mascaro Nascimento, sócia do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista

Fonte: Exame

Uma outra DICA:

A Petrobras continua produzindo e não pode parar, afinal precisamos do petróleo. Vários contratos estão em operação e em fase de formalização, com contratações ocorrendo, diáriamente.

Então é a hora de perguntar: você está atento e se movendo?

Como se preparar?

  • Bem, a maioria das empresas contratam através da internet, utilizando portais como o Click Macaé, que transformou-se numa opção interessante, afinal milhares de profissionais ja estão empregados porque utilizaram os serviços do portal, que vem aproximando empresas de profissionais nos últimos 13 anos. Nossa audiência é significativa, com picos de 450 mil únicos acessos mensais, em 30 dias, sendo muito utilizado pelas empresas regionais.
  • O profissional cadastrado tem acesso gratuito a um Guia com super dicas que irão auxiliar na contratação.Inúmeros telefones e e-mails de empresas.
  • Sete dias gratuitos, sem necessidade de pagamento. Após o período, será desabilitado sem custo. Caso queira continuar, você poderá disponibilizar seu currículo por um ano investindo 50 reais, que podem ser divididos em até dez vezes no cartão de crédito.
  • As empresas inserem vagas, todos os dias, no Click Macaé, que divulga, diáriamente as vagas disponíveis. Clique aqui e confira!

Bem e daí? O que você deve fazer?

Poderá disponibilizar seu currículo no Click Macaé, ja que o portal é referência no setor de petróleo e gás, ou fazer alguns dos cursos que disponibilizamos, como os que poderão ser vistos clicando aqui.

O Click Macaé é o maior portal do setor na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

Outras Dicas

Essas e outras DICAS fabulosas estão disponíveis em nossos e-books. Clique aqui e confira. Tenha um dia FANTÁSTICO!
Oportunidade!!

Política de Privacidade | Publicidade | ContatoBy Fabrício Oliveira