Petróleo e Gás

Os Diversos Mercados


O gás natural é usado como combustível para fornecimento de calor, geração e cogeração de eletricidade e de força motriz; como matéria-prima nas indústrias siderúrgica, química, petroquímica e de fertilizantes. Na área de transportes é utilizado como substituto do óleo diesel, gasolina e álcool.


Gás domiciliar - No uso em residências, o gás natural é chamado de "gás domiciliar". É um mercado em franca expansão, especialmente nos grandes centros urbanos de todo País. As companhias distribuidoras estaduais têm planos de grande ampliação de suas redes, e o aumento do consumo de gás domiciliar demanda investimentos expressivos em conversões e em recebimento e adaptações nas residências.

Gás veicular - No uso em automóveis, ônibus e caminhões, o gás natural recebe o nome de "gás veicular", oferecendo vantagem no custo por quilômetro rodado. Como é seco, o gás natural não provoca resíduos de carbono nas partes internas do motor, o que, de um lado, aumenta a vida útil do motor e o intervalo de troca de óleo e, do outro, reduz significativamente os custos de manutenção.

Indústria - Utilizado como combustível, o gás natural proporciona uma combustão limpa, isenta de agentes poluidores, ideal para processos que exigem a queima em contato direto com o produto final, como, por exemplo, a indústria de cerâmica e a fabricação de vidro e cimento. O gás natural também pode ser utilizado como redutor siderúrgico na fabricação de aço e, de formas variadas, como matéria-prima: na indústria petroquímica, principalmente para a produção de metanol, e na indústria de fertilizantes, para a produção de amônia e uréia.

Termelétricas - A participação em projetos de usinas termelétricas é uma prioridade da Gaspetro e se insere na estratégia de ação definida para o Sistema Petrobras, pelo Governo Federal, através do Ministério de Minas e Energia, com o objetivo de contribuir para assegurar o suprimento de energia elétrica nos próximos anos. Em turbinas termelétricas, combinado com caldeiras recuperadoras de calor, o gás pode ter dupla função: geração de energia elétrica e produção de vapor. Esse processo tem o nome de cogeração e, por sua segurança operacional e economia, vem sendo utilizado por diversas indústrias no País e no mundo.

Fonte: GasPetro