ClickMacaé.com.br
ClickMacaé.com.br









» Principal

» A Bacia de Campos> Perfil da Bacia> Intuição do Pioneiro> A Localização> O Nome dos Campos> Porque Campos> Como surgiu> Os números da Bacia

» Veja Também> A Petrobras> O Negócio> Empresa Cidadã

Como Surgiu a Bacia de Campos

Há cerca de 100 milhões de anos, a separação dos continentes sul-americano e africano começou a definir os limites atuais da costa brasileira. Como resultado desse afastamento, surgiu uma grande bacia, denominada Bacia Atlântica, que ainda hoje continua se expandindo a uma taxa de, aproximadamente, dois centímetros por ano. No início da separação, formaram-se, localmente, junto ao limite dos novos continentes, bacias sedimentares, como as de Pelotas, Campos e Espírito Santo (no lado oriental do Brasil) e Cuanza, Gabão e Cabinda (no lado ocidental da África), entre outras.

Nos milhões de anos seguintes, as variações climáticas, os movimentos da crosta terrestre e outros eventos locais provocaram rebaixamentos ou elevações no nível do mar, alterando o limite da linha da costa. Na região em questão, um dos fatores dessas modificações foi o "aterro natural", formado por sedimentos despejados pelo Rio Paraíba do Sul no Oceano Atlântico ao longo do tempo, formando uma planície com vastos campos, que deram origem ao nome da cidade: Campos dos Goytacases.

Fonte: Petrobras

viagra pills in zimbabwe
generic levitra legal
generic levitra legal

Política de Privacidade | Privacy policy | Publicidade | ContatoDesenvolvido pela SYS Computing