Bacia de Campos

A Petrobras

Petrobrás celebra 50 anos com seu 1.º operário


Antonelli, de 87 anos, tem a matrícula 001 da empresa e é uma uma das estrelas dos filmes publicitários 

 Eugênio Antonelli
Foto
- O Estado de de São Paulo


O auxiliar de refino aposentado Eugênio Antonelli, de 87 anos, é uma das estrelas dos filmes publicitários que a Petrobrás pôs no ar. Trata-se do funcionário de matrícula 001 da estatal e é um dos símbolos da maior campanha de comunicação da história da petroleira, que comemora 50 anos no dia 3 de outubro.

"A Petrobrás me agradou logo no nome", recorda Antonelli. Ele trabalhou por 38 anos na empresa, aposentou-se em 1976 e mora na Bahia, berço da produção petrolífera nacional. O número 1 conta que quando os funcionários do Conselho Nacional de Petróleo (CNP) foram convocados a abandonar o serviço público e abraçar a carreira na nova estatal, ele foi o primeiro a levantar a mão e aceitar a missão. "Por isso, me deram o primeiro crachá", lembra.

Na época, o Brasil produzia 2,7 mil barris de petróleo por dia, só em campos terrestres. De lá para cá, a empresa saltou para o sexto lugar no ranking das petroleiras de capital aberto no mundo, deflagrando um projeto integrado de comunicação para o cinqüentenário da empresa, criada por decreto do Presidente Getúlio Vargas.

O decreto instituiu o monopólio estatal na pesquisa e lavra. Com a desregulamentação do setor, em 1997, a Petrobrás passou a concorrer com as gigantes estrangeiras em seu próprio País. Atualmente, a estatal produz 1,5 milhões de barris diários. No primeiro semestre, o lucro da companhia chegou a R$ 9,3 bilhões.

O projeto de comemoração começou com a exibição de um filme publicitário da série produzida pela Conspiração Filmes. A exibição dos filmes culminará, no dia do aniversário, em outubro, com a formação de uma espécie de cadeia nacional na televisão, com a exibição de um mesmo filme, ao mesmo tempo, em todas as emissoras. Além disso, serão veiculadas peças publicitárias em jornais, revista, rádio, internet. Haverá ainda painéis e propaganda urbana.

A estatal decidiu não contratar artistas ou celebridades para a campanha. As estrelas serão os próprios empregados ou ex-funcionários, conta o gerente de Propaganda, Eraldo Carneiro. "O Projeto 50 anos é o mais importante de comunicação da história da Petrobrás." A estatal não revelou o valor do investimento.

O Projeto 50 anos englobará, além da publicidade, patrocínios e apoio a restauração de obras artísticas, comunicação interna, promoção e eventos. No dia do cinqüentenário, haverá um grande espetáculo no teatro municipal do Rio de Janeiro e no de São Paulo. Em dezembro, a BR Distribuidora, com 7 mil postos, entra em cena, com o início de uma ação promocional que vai divulgar o aniversário do grupo e premiar consumidores.

Fonte: O Estado de São Paulo