Bacia de Campos

A Petrobras

Campanha Publicitária dos 50 Anos Vencidos com Energia


A comemoração dos 50 anos da Petrobras, a serem completados no próximo dia 3 de outubro, começou O primeiro filme comercial, de um conjunto de 27, estreou em todas as redes de TV aberta, no domingo (07), dia da Independência do Brasil. A escolha da data coincide com o caminho percorrido pela Petrobras para a conquista da auto-suficiência na produção de óleo (hoje o país produz 88% do que consome) e para a consolidação da companhia como empresa transnacional de energia.

· A cobertura da campanha em TV vai abranger 94% dos domicílios do país. Para tanto, tem forte ênfase na veiculação de comerciais, documentários e merchandising em redes de televisão, com inserções específicas em programas jornalísticos. Jornais de circulação nacional e regional, internet, rádios e revistas também serão utilizados para marcar os 50 anos da maior empresa do país, cuja história se entrelaça com a das realizações político-econômico, sociais e culturais do Brasil, nesse período. A campanha ainda recorre a painéis e ao mobiliário urbano (totens nas ruas, abrigos de ônibus e metrô, entre outros).
 


· Rejuvenescer a marca Petrobras e aproximá-la dos jovens são objetivos que movem a campanha para o merchandising em programas de TV voltados a esse tipo de público. De setembro a maio de 2004, em programa com audiência maciça de jovens, em TV por assinatura, entram no ar programetes de dois minutos cada, no total de 22, referentes aos patrocínios esportivos, culturais, sociais e ambientais da Petrobras. Nas emissoras de TV aberta, o recurso do merchandising será usado também em novela, em programas populares de auditório e esportivos.

· O slogan escolhido "O desafio é a nossa energia" retrata o conceito desenvolvido na campanha publicitária: a história de uma empresa construída a partir de um sonho do povo brasileiro, feita por brasileiros capazes de vencer desafios. O binômio sonho/desafio é explorado para a transposição entre passado e presente, com a visão do futuro que conduz a Petrobras a uma empresa de energia. A maneira de transmitir essa idéia, nos comerciais, é mostrando que energia é a força que move as pessoas para realizarem sonhos: são 50 anos de um Brasil que dá certo, completados exatamente quando o país vive um momento de esperança, reconstrução e resgate do sentimento de brasilidade.

· A exibição das peças publicitárias concentra-se no período compreendido entre domingo (07) indo até ao fim do mês de novembro. Algumas ações residuais de merchandising, no entanto, continuam até o início do próximo ano. A campanha está dividida em duas fases. Na primeira, são cinco comerciais, de um minuto cada um. O conjunto de filmes, denominado "sonhos", intercala imagens históricas da Petrobras, ponto de partida para mostrar a evolução da companhia aos dias de hoje.
 


· Esses filmes têm narração épica e "Brasil Pandeiro", de Assis Valente, como trilha sonora, executada pela Orquestra Sinfônica Petrobras Pró Música. Os trabalhadores são os protagonistas do sucesso da empresa. A licença poética concedida foi a substituição de "sambar" por "sonhar", em versos como "Iluminai os terreiros que nós queremos sambar/sonhar".

· A primeira fase da campanha fica no ar até o dia 4 de outubro. Com interrupção no dia 5, ela retorna no dia 12. Essa segunda fase, no ar até 25 de outubro, reúne a exibição de seis filmes, de um minuto cada, com depoimentos de trabalhadores. O destaque é o dono do crachá número 1: o petroleiro aposentado Eugênio Antonelli (foto acima), de 87 anos. Lúcido, ele faz um depoimento comovente da história da sua vida intimamente ligada com a da Petrobras.

· Paralelamente à veiculação dos comerciais será exibida até o fim de novembro uma série de 12 documentários, com duração de um minuto cada. Um adolescente é o fio condutor desses filmes, em uma ação especial que interage com o legado construído pela Petrobras e deixado para o país nesses 50 anos. É um passeio pelas atividades da Petrobras e sua participação na vida brasileira.
 


· Os documentários tratam da atuação da Petrobras na preservação do patrimônio histórico, no apoio à cultura, na área social e no meio ambiente. A produção de petróleo em terra e no mar, a exploração de gás natural, o abastecimento de combustíveis, a geração de energia eólica, o desenvolvimento da gasolina fornecida à Fórmula 1, o refino, a internacionalização da companhia e o desenvolvimento de tecnologia de ponta também são temas explorados.

· Nos documentários culturais são mostrados flashes de restauração de filmes patrocinada pela Petrobras, como "Terra em transe", de Glauber Rocha; de exibições do Grupo Galpão e Grupo Corpo; e de obras de Cândido Portinari, entre outros que têm apoio da empresa.

· A campanha leva a assinatura da agência Quê, sob a batuta do diretor de criação Ercílio Tranjan, sendo a comercialização de espaços na mídia dividida com a Contemporânea e a DPZ. Todas as três agências são contratadas por licitação, pela Petrobras. A produção dos filmes ficou a cargo da Conspiração.

Fonte: Memorial da Propaganda