ClickMacaé.com.br
ClickMacaé.com.br









» Principal

» Petrobras> Glossário e abreviações> Petrobras no mundo> A Sede da Empresa> A Petrobras> Organograma> Os Números> As Atividades> O Início de Tudo> Aprender Fazendo> Perfurar e Refinar> Sucesso no Mar> Os Recordes> Tecnologia> As Refinarias> As Etapas Produtivas> O Gás> O Futuro> Marcos da Petrobras

» Veja Também> A Bacia de Campos> O Negócio> Empresa Cidadâ

O início de tudo

No dia 3 de outubro de 1953, do Palácio do Catete, antiga sede do Governo federal, o presidente Getúlio Vargas enviava mensagem ao povo brasileiro, dando conta de que o Congresso acabara de transformar em lei o plano governamental para a exploração do petróleo. "Constituída com capital, técnica e trabalho exclusivamente brasileiros, a Petrobras resulta de uma firme política nacionalista no terreno econômico, já consagrada por outros arrojados empreendimentos, em cuja viabilidade sempre confiei", disse o presidente. "É, portanto, com satisfação e orgulho patriótico que hoje sancionei o texto de lei aprovado pelo poder legislativo, que constitui novo marco da nossa independência econômica", concluiu.

Estavam lançadas as bases da política petrolífera nacional, estabelecida na Lei 2004, de 1953, que criou a Petróleo Brasileiro S.A - Petrobras. Foi um momento histórico, e o início de um longo caminho a percorrer.

A Petróleo Brasileiro S/A iniciou suas atividades com o acervo recebido do antigo Conselho Nacional do Petróleo (CNP), que manteve sua função fiscalizadora sobre o setor:
Campos de petróleo com capacidade para produzir 2.700 barris por dia (bpd);
Bens da Comissão de Industrialização do Xisto Betuminoso;
Refinaria de Mataripe-BA (atual RELAM), processando 5.000 bpd;
Refinaria em fase de montagem, em Cubatão-SP (atual RPBC);
Vinte petroleiros com capacidade para transportar 221 mil toneladas;
Reservas recuperáveis de 15 milhões de barris;
Consumo de derivados de 137.000 bpd;
Fábrica de fertilizantes em construção (Cubatão - SP).

Ao longo de quatro décadas, tornou-se líder em distribuição de derivados no País, num mercado competitivo fora do monopólio da União, colocando-se entre as quinze maiores empresas petrolíferas na avaliação internacional. Detentora de uma das tecnologias mais avançadas do mundo para a produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas, por isso a Companhia foi premiada duas vezes, em 1992 e 2001, pela Offshore Technology Conference (OTC), o mais importante prêmio do setor.

Em 1997, o Brasil, através da Petrobras, ingressou no seleto grupo de 16 países que produz mais de 1 milhão de barris de óleo por dia. Nesse mesmo ano foi promulgada a Lei n º 9.478, que abriu as atividades da indústria petrolífera no Brasil à iniciativa privada.

Com a lei, foram criados a Agência Nacional do Petróleo (ANP), encarregada de regular, contratar e fiscalizar as atividades do setor e o Conselho Nacional de Política Energética, um órgão formulador da política pública de energia.

Desde então a Petrobras dobrou sua produção e em 2003 ultrapassou a marca de 2 milhões de barris de óleo e gás natural por dia. E continuará crescendo.

Em sintonia com a mudança do cenário, a Petrobras segue preparada para a livre competição, ampliando novas perspectivas de negócios e tendo maior autonomia empresarial.

A explicação para o sucesso da Petrobras está na eficiência de suas unidades espalhadas por todo o Brasil: nas refinarias, áreas de exploração e de produção, dutos, terminais, gerências regionais e na sua grande frota petroleira.

Fonte: Petrobras

viagra pills in zimbabwe
generic levitra legal
generic levitra legal

Política de Privacidade | Privacy policy | Publicidade | ContatoDesenvolvido pela SYS Computing