Notícias

Macaé é destaque em etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica


Macaé foi destaque na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada na Cidade Universitária no sábado (8). A programação reuniu 250 competidores de 52 escolas públicas e privadas de Macaé e Rio das Ostras e teve como medalha de ouro no nível I (até o nono ano) a equipe "Mid" do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão.
 
A dobradinha para segunda e terceira colocação foi a equipe Robóticos Daflon, da Escola Municipal Eda Moreira Daflon. Outra premiação foi a do nível II (Ensino Médio) com medalha de ouro para equipe Sanadroid, representante do Colégio Municipal Sana.
 
Macaé também faturou medalha de prata na categoria II com a equipe Alfatec, formada por estudantes das redes públicas de Macaé e Rio das Ostras, que treinam no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF).
 
Já a terceira colocação foi para a equipe do Senai, que foi treinada pelo aluno da rede municipal Thiago Rangel, com auxílio do professor Guilherme Rangel.
 
Equipes classificadas para a estadual de robótica
 
Durante a regional foram escolhidos os representantes que melhor enfrentaram os desafios e obstáculos apresentados na arena. Com o tema "Resgate a uma vítima de um local sem acesso humano”, as equipes campeãs terão a oportunidade de participar da fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), prevista para o dia 2 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), no Rio de Janeiro.  
 
A programação movimentou a Cidade Universitária, que recebeu torcidas organizadas e alunos entusiasmados com a etapa. Entre eles estavam Millena Bohrer, João Victor Dames e Aliciane Rodrigues, da equipe Sanandroid, que estava acompanhada pelo diretor Sol Grey Tavares. "É muita emoção mais uma vez estarmos classificados para a etapa estadual", comemoraram.
 
As melhores equipes da OBR 2017 irão disputar a categoria RoboCupJr Rescue Line, na RoboCup, competição internacional de robótica, que vai acontecer em Montreal, no Canadá, em junho de 2018.
 
Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, o trabalho da robótica em Macaé deve ser ampliado. "Percebemos que os alunos ficam mais  comprometidos nos estudos, principalmente em disciplinas que envolvem o raciocínio lógico e a concentração", pontua.
 
'Jovem Empreendedor' apresenta produtos reciclados
 
A etapa regional deste sábado também contou com a Feira do Jovem Inovador e Empreendedor, com produções inovadoras criadas nas dependências das escolas.
 
Como vencedores da feira estão as equipes do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, que apresentaram materiais do projeto Produzindo Autonomia, com a reciclagem de óleo doméstico para fabricação de sabão em barra, líquido e velas decorativas.
 
A medalha de prata foi para a equipe da Escola Municipal Natálio Salvador Antunes, que expôs o jardim artesanal. Os alunos da Escola Municipal Edda Moreira Daflon faturaram medalha de bronze com o projeto "Arte tônica", que trata da produção de bijuterias com sucatas eletrônicas. 
 
Além do circuito com protótipos, as equipes e público conheceram a ExpoInovar, mostra que apresentou a linha do tempo do programa #Inovareaprender com a trajetória que destaca Macaé como um dos municípios que mais cresce no Estado do Rio na área da robótica educacional.

Este ano, a fase regional também foi marcada pela "hackathon", maratona de programação em que os participantes desvendaram e criaram soluções de resgate junto às empresas parceiras do programa #Inovareaprender.

Fonte: Joice Trindade - Comunicação Social Macaé