Notícias

Pré-sal impulsiona produção de petróleo no Brasil


A exploração de óleo na área foi determinante para que o País retomasse bons resultados na produção de petróleo
 
Pela primeira vez, a extração de petróleo do pré-sal superou a produção da matéria-prima no pós-sal em junho, quando atingiu a marca de 1,352 milhão de barris por dia. Essa produtividade da área de exploração em águas profundas contribuiu para que o Brasil retomasse a posição entre os dez maiores produtores de petróleo em nível global.

No entanto, esse reposicionamento só foi possível diante dos constantes investimentos da Petrobras em pesquisa nos últimos anos e o desenvolvimento de novas tecnologias e áreas de exploração.

"O que nós estamos vendo hoje com esse aumento da produção foi consequência da descoberta do pré-sal. Esse é o benefício de ter uma política do petróleo que favorece a exploração e está gerando resultado para a sociedade", afirmou o secretário executivo de Exploração e Produção do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Antonio Guimarães.

Vale ressaltar que, do total da produção natural de petróleo no ano passado, uma parte significativa veio do pré-sal. Segundo a ANP, foi registrada uma elevação de 33,1% na produção da matéria-prima na área, o que correspondeu a um total de 372,7 milhões de barris em 2016.

“O pré-sal foi uma grande descoberta e é uma fronteira petrolífera muito importante em termos globais”, destacou o analista de óleo e gás da Tendências Consultoria, Walter de Vitto.

“Ele tem ganhado protagonismo na produção brasileira, justamente pela qualidade das reservas”, completou. Segundo ele, o pré-sal já representa mais da metade da produção do setor em termos domésticos.

Fonte: Portal Brasil