Notícias

Porto do Açu quer ter sua própria refinaria


O Porto do Açu, principal empreendimento privado do Rio de Janeiro na área portuária, localizado na cidade de São João da Barra, no Norte do Estado, quer ter sua própria refinaria de petróleo, que pode gerar bilhões de reais em novos investimentos. A busca já começou e conta com o apoio de seu principal sócio, o Porto de Antuérpia, na Bélgica, que já investiu US$ 10 milhões no projeto, e quer elevar sua participação, hoje de apenas 1,76%.

A ideia do Porto do Açu nasceu na década passada pelas mãos do empresário Eike Batista. O Açu pertencia à LLX. Com a derrocada de Eike, a LLX se transformou em Prumo Logística, controlada pela americana EIG.

Em entrevista ao GLOBO, José Magela, presidente da Prumo Logística, e Marc Van Peel, presidente do Conselho de Administração do Porto de Antuérpia Internacional, dizem que a expansão do Açu vai começar pela indústria relacionada ao setor de óleo e gás. O Porto do Açu conta hoje com 11 empresas em operação. São 90 quilômetros quadrados de área industrial integrada. Desse espaço, 80 quilômetros quadrados estão livres.

Catálogo da Indústria Marítima
 

— O Açu tem potencial. Vamos fazer todos os esforços para tentar atrair outras indústrias. Vamos começar pelas refinarias — disse Peel.

Magela lembrou que a ideia de atrair uma refinaria ocorre em um momento em que a Petrobras está justamente desinvestindo no segmento, o que pode atrair novos investidores.

— A indústria de óleo e gás está entrando em uma nova fase. Imagina o investimento que vai vir com o desenvolvimento das novas áreas da Bacia de Campos. O Açu está em frente a essa área.

Ele destacou, no entanto, a concorrência com o Comperj, em Itaboraí:

— O Comperj é complementar e vai preencher apenas parte da demanda por combustíveis.

IMPORTANTE SE PREPARAR:

Não fique de fora da retomada do setor.

Novas regras de contratação da Petrobras já estão valendo 

Petronect neste Sábado em Macaé - Treinamento Presencial - 26/05  

Matricule-se, conheça, e bons negócios

Para treinamento In Company ligue 22 99717 5363, ou 21 98420 2547

Fonte: O Globo