Click Macaé
ClickMacaé.com.br
ClickMacaé.com.br

» Contratar Profissional

» A Bacia de Campos

» O Cenário Offshore

» Petróleo e Gás

» Empregos

» Cursos> Fornecedores Offshore> Shopping

» Informações> História do Petróleo> A História no Brasil> A Atividade Offshore no Brasil> As Crises do Petróleo> As Plataformas da Bacia de Campos> A Bacia de Campos em Números> As Reservas da Petrobras> Lei do Petróleo> Licenciamento Ambiental> Marco Regulatório> Petrobras no mundo> Pré-sal> Sobre o Petróleo> Sobre o Gás

» Empregos> Buscar Profissionais para Minha Empresa> Buscar Vaga de Emprego na Área

» Glossário> Terminologia Naval> Terminologia Offshore> Terminologia Offshore Comercial> Glossário e Abreviações

Sampling Treinamentos Curso 24 Horas

O que você quer buscar para a sua carreira em 2019?

6 de janeiro de 2019

Ano novo, novos rumos profissionais? Especialistas ensinam a mudar em busca de realização e reconhecimento

É chegado o momento de pensar em novos desafios e buscas

O Réveillon oferece a oportunidade para mudar. No momento em que um ano tão tumultuado chega ao fim, é hora de fazer um balanço. Colocar, de um lado, tudo o que deu certo e valorizar essa lista. De outro, pesar tudo o que não funcionou e fazer planos para provocar transformações em busca do equilíbrio.

Se a carreira está pendendo para o lado negativo da balança, não há dúvidas de que é preciso refletir. E, se ela ficou do lado das conquistas, também vale avaliar se é possível buscar novas possibilidades e metas. Mas a questão que fica é: como definir o que quero buscar em 2019?

A busca pela mudança, segundo especialistas, pode começar agora, com estes cinco passos:

1.Reflita sobre a sua vida
Para Paula Dias, coach e especialista em transição de carreira, esse tipo de processo começa sempre com um momento de avaliação. “Se o profissional não sabe por que está insatisfeito, por exemplo, ele precisa entender o que está acontecendo. Precisa avaliar se o que o desmotiva é a função, a área de atuação ou a empresa. Se está satisfeito, é necessário entender se quer se manter onde está ou se está na hora de melhorar ainda mais.”
Os resultados da autoavaliação poderão auxiliar na visualização mais clara dos objetivos que o profissional quer, de fato, buscar para sua carreira – seja mudar drasticamente de profissão ou se aperfeiçoar para crescer em sua função atual. “Não dá para mudar nada de fora para dentro. Precisa começar de dentro para fora”, afirma Liamar Fernandes, master coach da SBCoaching. “É sempre fundamental começar mudando o mindset.”

2.Faça as perguntas certas
Para alcançar o conhecimento de si, suas características e seus objetivos, explica Marcia Vazquez, gestora de capital humano da consultoria Thomas Case & Associados, é importante responder com sinceridade a três perguntas: “O que você faz melhor?”, “O que você gosta de fazer?” e “Quais são as prioridades na sua vida?”.
A primeira se refere a habilidades e conhecimentos, além de talentos pessoais. A segunda trata, nas palavras da consultora, dos interesses e dos valores. São as suas reais convicções sobre o que é importante na vida. Por exemplo, para você, o que vale mais: viajar ou estar perto da família?
A terceira resposta diz respeito a motivações e preferências pessoais, que incluem estilo de vida e aqueles pequenos prazeres e realizações diárias que definem quem você é e o que importa para você. Obtidas as respostas, é hora de espelhá-las em seu momento profissional e seguir para o próximo item da lista.

3.Trace objetivos
A reflexão sincera leva ao próximo passo: entender se e o que, exatamente, o profissional quer alterar. Aqui, o ideal é ter objetivos muito claros, como: receber uma promoção; mudar para determinada área da empresa em que trabalha; melhorar algumas habilidades já existentes; desenvolver novas habilidades para ser mais flexível na carreira; migrar para outra empresa ou até mudar completamente de carreira.

4.Esteja preparado
Para promover qualquer tipo de movimento profissional, lembra Liamar, é preciso trabalho duro. Para mudanças dentro da mesma companhia, por exemplo, é recomendado complementar a formação à procura de uma posição diferente. Se o objetivo for mudar de empresa, o importante é buscar novas conexões para desafios diferentes. “Ao escolher o caminho a ser percorrido, é bom já estar se preparando para a próxima etapa. Para mudar, é preciso sair da zona de conforto.”

5.Pense nos prazos
De acordo com a psicóloga Fabiana Muramatsu Augusto, existem mudanças que acontecem rapidamente, principalmente quando o profissional descobre que tem como objetivo pequenas alterações dentro da própria empresa e profissão. “Outros processos, porém, precisam de muito mais tempo e devem ser planejados com calma. É o caso da busca por novas carreiras ou por uma alteração da situação profissional – de empregado com carteira assinada para funcionário público, profissional freelancer ou empreendedor.” Aliás, é importante traçar metas de curto, médio e longo prazo. Muitas vezes, elas são diferentes, mas complementares, e se somam para alcançar um objetivo. “Toda mudança demanda tempo”, afirma Marcia. “A profissional, especialmente, exige também planejamento, esforço e plano de ação.”

Prepare-se:

Não fique de fora dos empregos, e negócios.
Qualifique-se,  turbinando seu currículo, com nossos treinamentos, clicando aqui.

Fonte: Exame

Últimas Notícias
» O tamanho do mercado de navios autônomos deverá chegar a US $ 13,8 bilhões até 2030
» Opep impulsiona cortes de oferta de petróleo antes de início de acordo
» Oferta Permanente: ANP divulga mais nove inscritas e diretrizes ambientais de 494 áreas
» Austral Seguradora avança em Riscos de Petróleo e aposta no crescimento do mercado de seguros para óleo e gás
» A importância do petróleo para o desenvolvimento do Brasil
» Empresa Chinesa, do Consórcio Kerui/Método, estará em Maricá, para Encontro de Negócios, no dia 20 de fevereiro
» Petrobras fará desinvestimento de 70% de concessões em 254 campos
» Vencedores e perdedores da recuperação do petróleo offshore
» Após tabela do frete, empresas trocam caminhão por navio
» Açu Petróleo encerra 2018 com 61 operações ship-to-ship
veja mais notícias »

Fornecedores
Fornecedores - Para consultar ou anunciar, clique aqui, de R$240,00 por apenas R$99,90 ao ano, e disponibilize informações sobre seus produtos e serviços para o maior mercado de Petróleo e Gas do país: a Bacia de Campos.

Siga as últimas novidades do ClickMacaé diretamente no TwitterSiga as últimas novidades do ClickMacaé diretamente no Twitter.


Curta nossa página no Facebook

Política de Privacidade | Privacy policy | Publicidade | ContatoDesenvolvido pela SYS Computing