Notícias

Prefeitura inicia aula de Operador de Guindaste


Prefeitura realiza curso de Operador de Guindaste. Aulas tiveram início na segunda-feira (9)
Fruto de uma parceria entre a iniciativa privada e o poder público, foi iniciado na segunda-feira (9), o curso de Operador de Guindaste, oferecido gratuitamente pela prefeitura por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional da secretaria de Educação.

Para que as aulas fossem possíveis, a empresa Alphatech disponibilizou suas instalações. “Precisávamos de um profissional de movimentação de cargas, e encontramos grande dificuldade em encontrar pessoas qualificadas ou cursos disponíveis na área. Soubemos que o Centro de Educação Tecnológica e Profissional da Prefeitura poderia oferecer este curso e vimos como uma oportunidade de não só estarmos em contato com esta mão-de-obra qualificada, como de favorecer para que hajam mais pessoas capacitadas no mercado”, explicou Marcio Claudio Nogueira Tavares, responsável do setor de treinamento, recrutamento e seleção da Alphatech.

A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, elogiou a união  estabelecida entre o poder público e privado, visando o bem comum e melhoria da qualidade de vida dos jovens. "São parcerias como esta que fazem toda a diferença. É o exercício da Responsabilidade Social".

O encarregado de jato e pintura da empresa, Felipe Peroba de sá, inscrito no curso, vê a oportunidade como uma possibilidade de aperfeiçoamento profissional. “Na área em que trabalho há muita operação de guindaste e empilhadeira. Com este curso posso acompanhar todo o processo e ajudar a empresa a identificar possíveis falhas de segurança. Acredito que será muito útil no meu dia-a-dia”, afirmou.

Já Anatã da Silva Pereira, que trabalha como auxiliar de movimentação de carga em outra empresa, vê a qualificação como uma possibilidade de ascensão profissional. “Esta é uma área que tem escassez de mão-de-obra. Além de melhorar meu currículo, acredito que o curso irá me possibilitar aproveitar oportunidades que possam aparecer”, comentou, explicando que escolheu o Centro de Educação Tecnológica e Profissional pela reconhecida qualidade de suas capacitações.

O curso tem duração de 40 horas e terá como foco o gerenciamento de riscos. “Meu objetivo é incentivar o profissional a antever possíveis riscos, e corrigir os erros de segurança a tempo. Nessa área, pequenos erros podem ser fatais”, ressaltou o instrutor do curso, Elio Herculado Clemente. Fazem parte do conteúdo as matérias: Acidentes típicos, Riscos operacionais, Tipos e características de equipamentos, Processo operacional, Análise de riscos do processo, Tipificação das atividades onshore e offshore, entre outros.

O Centro de Educação Tecnológica e Profissional da secretaria de Educação é o executor dos cursos do Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar).  Este projeto consiste na implantação, ao longo de um ano e meio, de 54 cursos de capacitação profissional não diretamente ligados à indústria do petróleo com 5.740 vagas para moradores de área de alto risco social. Em apenas sete meses de implantação o Centro oferece 40 cursos e já formou mais de 500 pessoas.

Também fazem parte do Prodesmar a Duplicação da rodovia RJ-106 trecho Rio das Ostras-Macaé, Projeto Monitoramento por Câmeras e Despacho de Viaturas (novo 190) e o Planejamento Estratégico da Região Norte Noroeste.

Fonte: Prefeitura de Macaé - Comunicação