Notícias

Alunos de nove escolas do município participam dos Encontros Temáticos do Projeto Educando na Cidadania


Um auditório cheio, na Fundação Educacional de Macaé (Funemac), com cerca de 300 estudantes, na quinta-feira (01/09), mostrou o interesse dos alunos de nove escolas municipais que participam dos Encontros Temáticos do Projeto Educando na Cidadania. Este foi o 3º Encontro Temático para Alunos, com início às 13h.

Os Encontros são organizados pela prefeitura de Macaé, através do Programa Macaé Cidadão, em parceria com a secretaria municipal de Educação, reunindo alunos de escolas situadas uma em cada Setor Administrativo, que foram selecionadas para participar da primeira fase do Educando na Cidadania.

O 3º Encontro começou com a apresentação do grupo de teatro da secretaria municipal de Saúde – Programa DST/AIDS, encenando o tema Solidariedade, de prevenção da AIDS e DSTs, que foi bastante aplaudido pelos alunos. Depois, teve início o bate-papo “De jovem para jovem”, seguido de mesa redonda, com participação de vários palestrantes, com debates sobre “Questões instigantes que giram em torno do adolescente”, sendo mediadora a psicóloga Rosimery Abreu Mothé.

Abriu o debate a professora Alcinéia Martins, do Bloco Afoxé T’Ogun Laxé, discutindo o tema “O jovem na perspectiva da afro-descendência”, abordando as questões étnica-racial, preconceitos e histórico dos afro-descendentes em Macaé, que compõem mais de 47% da população. Após a palestra, os alunos  apresentaram vários questionamentos, como: Ainda há preconceito em Macaé, em pleno século XXI? Você já sentiu preconceito? Todos foram esclarecidos pela palestrante.

Também participaram da mesa-redonda a pedagoga Josilene Maria da Silva Peruzzi,  conselheira do Conselho Tutelar, com o tema Estatuto da Criança e do Adolescente; Madalena Guerra, psicóloga  da Coordenadoria dos Direitos da Mulher; o mestrando Paulo Emílio, diretor artístico do Centro Integrado de estudos do Movimento HIP-HOP e a psicóloga Júlia Cristina Abreu Pereira, do Núcleo DST/AIDS. Um show musical com a musicista Márcia Estulano encerrou o evento. 

Encontros ampliam conhecimento da cidadania entre os jovens

Para a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, os Encontros Temáticos com os Alunos têm sido proveitosos, ampliando o conhecimento de cidadania entre os jovens, que se mostram interessados e participam dos debates com questionamentos sérios.

– As perguntas que eles fazem após os temas apresentados mostram que o jovem  participa ativamente da vida na comunidade. São perguntas interessantes, mostrando a sede da juventude de conhecer cada vez o assunto cidadania, não apenas como uma palavra, mas como busca por uma vida melhor e mais digna  – afirmou Amélia Augusta. 

Os Encontros têm a cidadania com tema principal dos debates e discussões, visando envolver a comunidade escolar numa ampla discussão sobre a cidadania como prática social. Inicialmente, o Projeto reuniu, em julho, os professores dessas escolas em uma série de Encontros Temáticos que tiveram sucesso.

Ainda serão realizados o 4º Encontro e Oficinas com os jovens

Os alunos que participam são das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Está programado, ainda, o 4º Encontro Temático, no dia 9 de setembro, que será aberto por um painel interativo tendo como tema “Cidadania em foco – Sustentabilidade”. No dia 14, acontecem as Oficinas, onde alunos debaterão os temas: Movimentos culturais contemporâneos; Sexualidade e Adolescência; Que droga é essa; No mundo da palavra: uma forma de manifestação da juventude; De olho no meio ambiente; As diversas manifestações da violência no mundo do jovem e Protagonismo juvenil: a participação política e ética do jovem na sociedade. Para as oficinas, o Macaé Cidadão e a secretaria municipal de Educação convidaram professores, educadores sociais e psicólogos.

A primeira fase do Educando na Cidadania tem a participação das escolas E.M. Maria Letícia S. de Carvalho (SA 01); E.E.M. Polivalente Anísio Teixeira e CIEP 455 M. Maringá (SA 02); E.M. Aroeira (SA 03); C.M. Prof. Maria Isabel Damasceno Simão (SA 04); E.M. Wolfango Ferreira (SA 05); E.M. Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo (SA 06); E.M. Joaquim Augusto Borges e E.M. do Sana (SA 07); C.E.M. Raul Veiga (SA 08) e C.M. Pedro Adami (SA 09). Segundo a  coordenação do Programa Macaé Cidadão, outras escolas do município participarão de outras fases do Projeto.

Fonte: SeCom - Macaé