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Mocaiber inaugura nova sede da Secretaria de Fazenda


O prefeito em exercício, Alexandre Mocaiber, inaugurou nesta segunda-feira, 30, o atendimento na nova sede da Secretaria Municipal de Fazenda, na rua Treze de Maio, Centro da cidade. Nas novas instalações, o contribuinte — pessoa física ou jurídica — vai contar com mais rapidez na consulta de seus processos e o município vai poder contabilizar uma economia em tempo e dinheiro, segundo o secretário Luciano D’Ângelo.
 
Para Mocaiber, as novas instalações representam um ganho enorme no atendimento ao cidadão, porque ele vai contar com mais transparência e eficiência na localização de seus processos e no acesso a informações. “Para nós é de extrema satisfação poder estar dando início a uma nova fase no relacionamento do contribuinte e a secretaria de Fazenda”, afirmou.
 
Quem vai à nova sede da Fazenda em busca de informações sobre o IPTU, encontra um grupo de jovens uniformizados com camisetas “IPTU? Fale Comigo”, evitando filas e tempo desperdiçados. Além disso, a partir dessa segunda-feira, os contribuintes que precisarem de uma certidão negativa de IPTU vão obtê-la na hora. “Com esse software nós reduzimos um processo que levava de sete a 10 dias para ser obtido”, explicou D’Ângelo, enquanto mostrava o procedimento ao prefeito.
 
O novo prédio conta com três andares e espaços como sala de trabalho, que dentro de 60 dias vai servir de espaço para capacitação contínua do servidor e o fumódromo, por exemplo, para o melhor funcionamento da secretaria. “Pensamos em todos os aspectos do atendimento, tanto interno quanto externo. Mudamos nossa metodologia de trabalho e implantamos novas tecnologias que vão facilitar, e muito, o desenrolar dos processos”, afirmou o secretário.
 
Nem todos os novos equipamentos chegaram mas, mesmo assim, o atendimento na sede da Treze de Maio já foi liberado. Segundo Luciano, o plantão na antiga sede, na Praça São Salvador, ainda vai perdurar pelos próximos 30 dias até que as pessoas se acostumem com o novo endereço.
 
Dentro das novidades, a agilidade no atendimento também se estenderá à pessoa jurídica. “Os processos que levavam de três a quatro dias em média para serem solucionados, serão solucionados na mesma hora”, afirma.
 
O contribuinte também terá uma sala onde receberá treinamento para fazer um auto-atendimento quando precisar. O mesmo acontecerá com os contadores, que uma vez cadastrados, terão senha e uma cópia de todo o sistema em seus escritórios, o que evitará idas e vindas e a solução mais rápida de todas as transações com o município.
 
A previsão de implantação e funcionamento desse sistema é de, no máximo, 90 dias. “Estamos começando pela implantação da central, depois será a vez da Ouvidoria, Plantão Fiscal e o contribuinte”, enumerou. O secretário ressalta que a Ouvidoria será uma ferramenta eficaz na melhoria do atendimento. “Ela vai detectar, nesse primeiro momento, os pontos de entrave no atendimento ao contribuinte.”

Fonte: Sofia Vecce