Mocaiber inaugura nova sede da Secretaria de Fazenda
O prefeito em exercício, Alexandre Mocaiber, inaugurou nesta segunda-feira, 30, o atendimento na nova sede da Secretaria Municipal de Fazenda, na rua Treze de Maio, Centro da cidade. Nas novas instalações, o contribuinte — pessoa física ou jurídica — vai contar com mais rapidez na consulta de seus processos e o município vai poder contabilizar uma economia em tempo e dinheiro, segundo o secretário Luciano D’Ângelo.
Para Mocaiber, as novas instalações representam um ganho enorme no atendimento ao cidadão, porque ele vai contar com mais transparência e eficiência na localização de seus processos e no acesso a informações. “Para nós é de extrema satisfação poder estar dando início a uma nova fase no relacionamento do contribuinte e a secretaria de Fazenda”, afirmou.
Quem vai à nova sede da Fazenda em busca de informações sobre o IPTU, encontra um grupo de jovens uniformizados com camisetas “IPTU? Fale Comigo”, evitando filas e tempo desperdiçados. Além disso, a partir dessa segunda-feira, os contribuintes que precisarem de uma certidão negativa de IPTU vão obtê-la na hora. “Com esse software nós reduzimos um processo que levava de sete a 10 dias para ser obtido”, explicou D’Ângelo, enquanto mostrava o procedimento ao prefeito.
O novo prédio conta com três andares e espaços como sala de trabalho, que dentro de 60 dias vai servir de espaço para capacitação contínua do servidor e o fumódromo, por exemplo, para o melhor funcionamento da secretaria. “Pensamos em todos os aspectos do atendimento, tanto interno quanto externo. Mudamos nossa metodologia de trabalho e implantamos novas tecnologias que vão facilitar, e muito, o desenrolar dos processos”, afirmou o secretário.
Nem todos os novos equipamentos chegaram mas, mesmo assim, o atendimento na sede da Treze de Maio já foi liberado. Segundo Luciano, o plantão na antiga sede, na Praça São Salvador, ainda vai perdurar pelos próximos 30 dias até que as pessoas se acostumem com o novo endereço.
Dentro das novidades, a agilidade no atendimento também se estenderá à pessoa jurídica. “Os processos que levavam de três a quatro dias em média para serem solucionados, serão solucionados na mesma hora”, afirma.
O contribuinte também terá uma sala onde receberá treinamento para fazer um auto-atendimento quando precisar. O mesmo acontecerá com os contadores, que uma vez cadastrados, terão senha e uma cópia de todo o sistema em seus escritórios, o que evitará idas e vindas e a solução mais rápida de todas as transações com o município.
A previsão de implantação e funcionamento desse sistema é de, no máximo, 90 dias. “Estamos começando pela implantação da central, depois será a vez da Ouvidoria, Plantão Fiscal e o contribuinte”, enumerou. O secretário ressalta que a Ouvidoria será uma ferramenta eficaz na melhoria do atendimento. “Ela vai detectar, nesse primeiro momento, os pontos de entrave no atendimento ao contribuinte.”
Para Mocaiber, as novas instalações representam um ganho enorme no atendimento ao cidadão, porque ele vai contar com mais transparência e eficiência na localização de seus processos e no acesso a informações. “Para nós é de extrema satisfação poder estar dando início a uma nova fase no relacionamento do contribuinte e a secretaria de Fazenda”, afirmou.
Quem vai à nova sede da Fazenda em busca de informações sobre o IPTU, encontra um grupo de jovens uniformizados com camisetas “IPTU? Fale Comigo”, evitando filas e tempo desperdiçados. Além disso, a partir dessa segunda-feira, os contribuintes que precisarem de uma certidão negativa de IPTU vão obtê-la na hora. “Com esse software nós reduzimos um processo que levava de sete a 10 dias para ser obtido”, explicou D’Ângelo, enquanto mostrava o procedimento ao prefeito.
O novo prédio conta com três andares e espaços como sala de trabalho, que dentro de 60 dias vai servir de espaço para capacitação contínua do servidor e o fumódromo, por exemplo, para o melhor funcionamento da secretaria. “Pensamos em todos os aspectos do atendimento, tanto interno quanto externo. Mudamos nossa metodologia de trabalho e implantamos novas tecnologias que vão facilitar, e muito, o desenrolar dos processos”, afirmou o secretário.
Nem todos os novos equipamentos chegaram mas, mesmo assim, o atendimento na sede da Treze de Maio já foi liberado. Segundo Luciano, o plantão na antiga sede, na Praça São Salvador, ainda vai perdurar pelos próximos 30 dias até que as pessoas se acostumem com o novo endereço.
Dentro das novidades, a agilidade no atendimento também se estenderá à pessoa jurídica. “Os processos que levavam de três a quatro dias em média para serem solucionados, serão solucionados na mesma hora”, afirma.
O contribuinte também terá uma sala onde receberá treinamento para fazer um auto-atendimento quando precisar. O mesmo acontecerá com os contadores, que uma vez cadastrados, terão senha e uma cópia de todo o sistema em seus escritórios, o que evitará idas e vindas e a solução mais rápida de todas as transações com o município.
A previsão de implantação e funcionamento desse sistema é de, no máximo, 90 dias. “Estamos começando pela implantação da central, depois será a vez da Ouvidoria, Plantão Fiscal e o contribuinte”, enumerou. O secretário ressalta que a Ouvidoria será uma ferramenta eficaz na melhoria do atendimento. “Ela vai detectar, nesse primeiro momento, os pontos de entrave no atendimento ao contribuinte.”
Fonte: Sofia Vecce