Campos

Noticias

Procon alerta aposentados sobre empréstimos em financeiras


O Procon/Campos, que já vem desenvolvendo ao longo dos anos um excelente trabalho de controle no cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, está alertando a população, especialmente os aposentados, sobre os insistentes oferecimentos de empréstimos em financeiras. De acordo com o secretário-executivo do Procon/Campos, Franklin Cherene, a orientação é de que essas pessoas procurem recorrer diretamente aos bancos credenciados junto à Previdência Social.

Na ânsia de obterem a solução para problemas financeiros, como ajuda a genros, filhos e até mesmo amigos, aposentados e pensionistas estão se dirigindo a diversos escritórios de financeiras, onde são vítimas da cobrança de juros abusivos.

“O que está acontecendo é que vários escritórios estão realizando cadastros para serem enviados aos bancos credenciados. Assim, o cliente em potencial não toma ciência dos juros cobrados por cada um deles e fica à mercê das altas taxas cobradas de acordo com cada unidade bancária”, afirma Cherene.
O secretário-executivo do Procon disse que as informações quanto ao futuro contrato a ser firmado pelo pensionista ou aposentado não são claramente  repassadas aos clientes.

“Além disso, o interessado no empréstimo é induzido também pela propagando enganosa, envolvendo artistas de renome nacional. Ali, a apresentação do empréstimo cita a cobrança da taxa mais baixa, mas na verdade, a taxa varia de acordo com o tipo de financiamento – entre 12 e 36 meses”, explica Franklin Cherene.                      

Dados estatísticos - O Procon registrou em 2004 um total de 24 reclamações sobre empréstimos junto aos bancos. Já em 2005, apenas até o mês de maio, foram registradas e verificadas 29 reclamações.

“No tocante à cobrança de taxas referente ao empréstimo obtido via direta com caixa eletrônico, estamos instituindo processo administrativo e encaminhando para o Departamento de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça. Achamos um caso em que a taxa é de 13,11% ao mês. Isto é escandaloso e absurdo”, afirmou Franklin Cherene. Neste caso, um empréstimo no valor de R$ 200,00, com a taxa pulou em apenas 30 dias, para R$ 271,35, considerada abusiva pelo Procon/Campos.
 
Dúvidas – Para maiores informações, o aposentado pode usar a internet e entrar no site www.previdencia.gov.br ou ligar para o 0800-780191 e buscar orientações na seção “Trabalhador com Previdência”/Empréstimo Consignado”. As ligações para o Prev-fone podem ser feitas das 7 às 19 horas, de segunda a sábado. Segundo ainda dados fornecidos pelo Dataprev, o maior número de beneficiados são os que recebem até dois salários.

Fonte: Maristela Cunha