Campos

Noticias

I Encontro Fundecam de Negócios fecha com sucesso


Sucesso foi a definição dada pelos organizadores do I Encontro Fundecam de Negócios e Oportunidades, encerrado nesta quinta-feira, dia 22, no ginásio do Sesi, em Guarus. O evento contou com a participação de cerca de 30 empresários que receberam financiamento do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), além de outros que pretendem se instalar no município.

Segundo o presidente do Fundecam, Lucas Vieira, um encontro mensal, para estreitar ainda mais a ligação entre as empresas, e uma visita ao Centro de Tecnologia Ambiental (CTA) do Senai, no Rio de Janeiro, foram definidos durante o evento. No encontro também foi lançada a HC Agroindústria Ltda, de propriedade do empresário Geraldo Hayen Coutinho, também presidente do conselho regional da Firjan no Norte Fluminense. A empresa representa um investimento de R$ 20 milhões. Parte deste valor será financiada pelo Fundo.
 
Lucas ressaltou que todos os objetivos do evento foram alcançados. Além da integração entre as empresas, que apontaram as demandas e as dificuldades encontradas, o encontro também mostrou algumas áreas onde existe oferta de empregos. “Universidades, como a Cândido Mendes, também visitaram o evento, durante a rodada de negócios. Foi uma integração entre empresários, futuros administradores e economistas, que conheceram um pouco do trabalho realizado pelos empresários”, explicou.
 
O presidente do Fundecam citou alguns contatos, como os que foram feitos entre os empresários Demétrio de Azeredo, da Deneza Agroindustrial Ltda, que trabalha no ramo de derivados da cana-de-açúcar, e Luís Pereira, produtor de doces. A proposta é criar um kit de produtos de Campos, composto de goiabada, geléia de goiaba, banana com goiaba, cachaça artesanal, melado, rapadura e açúcar mascavo. 

Frutos positivos - Outra experiência positiva foi vivida pela metalúrgica Fixarte, financiada pelo Fundecam, e empresas do setor moveleiro, além da possibilidade da Isocamp, que produz isopor, poder fornecer o produto para a instalação de divisórias para empresas que estão se instalando em Campos. “São empresas de Campos com possibilidade de prestar serviço”, disse Lucas Vieira.  
 
De acordo com o presidente do Fundo, algumas dificuldades também foram apresentadas pelos empresários, como a demora que algumas empresas encontram para conseguir licença ambiental. “Também discutimos a ajuda que o próprio Fundo pode dar em relação às tributações”, destacou.
 
— O Sesi, o Senai, o Sebrae e a Firjan vão preparar uma espécie de resumo para que possam estar formatando cursos que atendam de maneira mais efetiva as necessidades dos empresários — esclareceu Lucas, acrescentando que, desta forma, os profissionais estarão mais qualificados, garantindo mão-de-obra especializada nas empresas.
 
Objetivos alcançados - O gerente regional da Firjan no Norte Fluminense, Vilmar Rangel, informou que os objetivos foram plenamente alcançados sob vários aspectos, tendo citado a interatividade das empresas financiadas pelo Fundo e a rodada de negócios com a participação de pelo menos 30 empresas vendedoras. “Estas empresas repassaram para o Sebrae a colocação de que foi positivo o evento e de que é necessário repetir no próximo ano”, disse Vilmar.
 
— Estamos certos de que os serviços oferecidos pelo Senai e pelo Sesi serão de muita utilidade, não só na mão-de-obra e assistência tecnológica, mas também no atendimento social que o Sesi oferece aos funcionários no que se refere à saúde, lazer, esporte e cultura — conclui Vilmar.

Fonte: SeCom - Campos