Pagina Principal

Campos

Doença Periodontal e Infarto, um risco a ser evitado

Por: Dra. Sandra Gontijo -

 

 

 

 

 

Por que se preocupar com sua saúde gengival e qual à ligação entre doença do coração e doença periodontal?

Corações e gengivas saudáveis desempenham papéis vitais na manutenção de um corpo sadio. Porque a doença periodontal é uma infecção bacteriana, as bactérias periodontais podem entrar na corrente sangüínea, viajar para os órgãos mais importantes e dar início a novas infecções. O coração é um dos órgãos mais susceptíveis. A doença do coração (ou doença cardiovascular) afeta mais de 60 milhões de americanos. É a principal causa de morte nos Estados Unidos. Entretanto, muitas formas de doença do coração podem ser prevenidas. Cuidar de sua saúde periodontal pode ser um passo importante no rumo da prevenção, ao lado do controle dos conhecidos fatores de risco de doença do coração.

Como a doença periodontal aumenta seu risco de uma doença do coração?

Existem diversas teorias para explicar a ligação entre doença periodontal e doença do coração. Uma teoria é de que as bactérias orais podem afetar o coração quando elas entram na corrente sangüínea, aderindo às placas de gordura nas artérias coronárias (vasos sangüíneos do coração) e contribuindo para a formação de coágulos. A doença da artéria coronária é caracterizada por um espessamento das paredes das artérias coronárias devido à elevação de proteínas gordurosas. Os coágulos de sangue podem obstruir o fluxo normal do sangue, restringindo a passagem das quantidades de nutrientes e oxigênio necessárias para que o coração funcione adequadamente. Isso pode levar a ataques do coração. Os pesquisadores descobriram que as pessoas com doença periodontal têm quase o dobro das possibilidades de sofrer de doença de artéria coronária em comparação com os que não têm a doença periodontal. A doença periodontal pode afetar o coração de outras formas. Algumas condições existentes no coração podem levar as pessoas ao risco de endocardite infecciosa. A endocardite infecciosa é caracterizada pela inflamação do revestimento do coração e das válvulas cardíacas. Pacientes com um histórico de febre reumática, prolapso da válvula mitral ou sopro do coração podem necessitar de antibióticos antes dos procedimentos dentários.

A doença periodontal também está ligada outros problemas de saúde, mais um motivo para você cuidar da sua saúde oral.

A doença periodontal tem sido também ligada a outros importantes problemas da saúde, incluindo doenças respiratórias, diabetes, osteoporose e nascimentos prematuros ou de baixo peso. É muito importante que você proporcione sempre ao seu periodontista uma história médica ampla e precisa, incluindo os problemas de coração que você tenha conhecimento.

Como cuidar melhor da sua saúde oral?

  • Substituir as escovas de dente regularmente
  • Passar fio dental
  • Ir ao dentista, no máximo de seis em seis meses
  • Aos pacientes que possuem próteses (fixas ou removíveis), o cuidado deve ser redobrado, as próteses tendem a reter mais placa bacteriana.

Cuidado!

  • Se sua gengiva sangra espontaneamente ou ao escovar você poderá estar diante da doença periodontal.
  • Que vai desde a inflamação gengival até perdas ósseas que abalam os dentes causando mobilidade, mau hálito e perda do elemento.